menu
Logo TecMundo
Ciência

Nova vacina protege ratos do vírus HIV

Expectativa é que, no futuro, técnica também possa ser emprega em seres humanos.

schedule03/12/2011, às 09:44

(Fonte da imagem: Visual Science)

O vírus HIV tem resistido a três décadas às vacinas e tratamentos criados para combatê-lo. Contudo, pesquisadores da CalTech podem ter dado o primeiro passo em busca da descoberta de uma cura para um dos vírus mais mortais existentes.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Uma nova terapia genética testada foi capaz de manter ratos imunes ao vírus. Primeiramente, os cientistas injetaram vírus geneticamente modificados nas células musculares. O novo DNA se misturou ao antigo e foi capaz de “reprogramar” as células afetadas, permitindo que o sistema imunológico pudesse produzir anticorpos para removê-lo.

Embora promissora, a técnica é considerada de alto risco já que uma vez que as células são reprogramadas a técnica não pode ser desfeita, gerando consequências ainda desconhecidas pelos pesquisadores. A vantagem é que a aplicação é feita com apenas uma injeção.

Após o sucesso no estágio inicial, o grupo acredita que precisa de mais testes e que os primeiros experimentos com seres humanos ainda devem levar alguns anos. A expectativa é que o mesmo processo possa ser reproduzido em pessoas, mas não há garantias de que as reações serão as mesmas.