Camada de neve rosa nos Alpes italianos preocupa cientistas

1 min de leitura
Imagem de: Camada de neve rosa nos Alpes italianos preocupa cientistas
Imagem: Earther/Reprodução

Segundo o site Earther, nos últimos dias uma camada de neve rosada surgiu na superfície dos Alpes italianos. O evento é resultado da proliferação das algas Chlamydomonas nivalis, também encontradas nas regiões polares da Groenlândia à Antártida. Embora seja um fenômeno visualmente interessante, apresenta um sinal de perigo para o clima da Terra, pois pode acelerar o derretimento de geleiras na frágil área montanhosa.

Também conhecido como "neve de melancia", o evento normalmente ocorre durante a primavera e o verão, pois necessita de certa quantidade de luz, calor e água para se desenvolver. De modo geral, as algas ficam inativas sob a neve e o gelo, porém, com a chegada de períodos mais quentes, o derretimento permite condições para o domínio da coloração na paisagem.

Nesse sentido, Biagio Di Mauro, cientista do Instituto de Ciências Polares do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, ressaltou que, embora a extensão total de seu impacto sobre o meio ambiente seja pouco compreendida, ela pode acelerar a velocidade de derretimento da neve. Isso porque há maior dificuldade em refletir raios solares que chegam às superfícies, o que aumenta a temperatura.

Na fotografia aérea da geleira próxima à vila italiana Pellizzano, tirada em 03 de julho, é possível verificar a neve rosaNa fotografia aérea da geleira próxima à vila italiana Pellizzano, tirada em 3 de julho, é possível verificar a neve rosa.Fonte:  Earther 

Mudanças climáticas

Esse fator, em adição a estudos que indicam o possível desaparecimento de geleiras neste século por conta de mudanças climáticas, projeta um cenário no qual a frequência do fenômeno será ainda maior; logo, aumentará a probabilidade de agravar o aquecimento global.

Vale lembrar que esse fenômeno na geleira de Presena não foi o único observado com essas características neste ano. Eventos semelhantes ocorreram nas últimas semanas no Alasca e no mês passado na ilha de Galindez, na Antártida, apesar de este último apresentar coloração mais avermelhada. Em outra parte do gélido continente, houve, ainda, a proliferação de estranhas algas verdes.

Segundo cientistas, não é totalmente conhecido como as mudanças climáticas poderão afetar a frequência e a localização desses tipos de fenômenos que se apresentam como preocupantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.