Europa, lua de Júpiter, pode abrigar vida extraterrestre

2 min de leitura
Imagem de: Europa, lua de Júpiter, pode abrigar vida extraterrestre
Imagem: Reprodução

Pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory (JPL), centro tecnológico de pesquisa norte-americano, revelaram, nos últimos dias, uma informação que pode causar uma verdadeira revolução na comunidade científica mundial. Devido a um aquecimento intenso experienciado por Europa, satélite natural de Júpiter, oceanos se formaram sob a espessa camada de gelo do corpo celeste, o que pode ter gerado condições ideais para a formação de vida.

Mohit Melwani Daswani, cientista planetário, liderou uma equipe que analisou dados coletados pela missão Galileo, lançada em 1989. A sonda estudou o planeta e suas luas por 8 anos e detectou a possibilidade da presença de vastas quantidades de água em estado líquido no satélite devido a um fenômeno chamado diferenciação. Por meio dele, quando são percebidas diferenças rotacionais entre objetos, descobre-se a densidade de cada um.

Vasto oceano está sob densa camada de gelo.Vasto oceano está sob densa camada de gelo.Fonte:  Reprodução 

Em entrevista ao Space, Daswani revelou que Europa tem aspectos necessários para ser considerada habitável — e as novidades podem dar rumos a pesquisas universais. As informações foram divulgadas em 24 de junho durante a conferência virtual Goldschmidt, organizada pela Associação Europeia de Geoquímica e pela Sociedade Geoquímica, mas o artigo com detalhes do estudo ainda passa por avaliação.

Como isso ocorreu?

A equipe responsável pela descoberta encontrou evidências de que o oceano de Europa surgiu através da quebra de minerais contendo água que se encontravam em seu interior. Isso acabou gerando o aspecto de camadas semelhantes às de uma cebola. "Seu interior é muito mais denso que camadas externas, o que nos revela uma propriedade importante da história e da geologia do satélite", explicou Daswani. "Ela deve ter passado por um aquecimento substancial para que isso ocorresse".

Detalhe das camadas de Europa.Detalhe das camadas de Europa.Fonte:  Reprodução 

E qual seria a fonte desse calor? A queda da radiação dentro da lua, um fenômeno chamado dissipação da energia das marés, causado pela interação com Júpiter e outros satélites próximos a ela. O mesmo ocorreu com a Terra e Marte, e Europa é grande o suficiente para ter passado pelo processo.

É preciso ressaltar, entretanto, que não existe uma ligação exata entre a diferenciação e o fato de um corpo celeste ser habitável. Ainda assim, o cientista explicou que essa quebra de minerais originada do calor não é específica do local analisado. A parte mais importante da pesquisa é que, a partir dessa constatação, será mais fácil descobrir que outros mundos podem conter oceanos escondidos.

Descoberta possibilita a compreensão de novos mistérios.Descoberta possibilita a compreensão de mistérios.Fonte:  Reprodução 

O que há além?

Diferentes processos não estão descartados. Daswani explicou, por exemplo, que Encélado, lua de Saturno, é muito menor e não seria capaz de passar pelo processo de aquecimento. Ainda assim, tem oceanos e não é exatamente provável que contenha vida. Já a "irmã" de Europa, Ganímedes, tem muito potencial.

Agora, sabe-se que, para gerar vida da forma como conhecemos, apenas água não basta. "Vida é química. A vida se alimenta de química, que nada mais é que o fluxo de elétrons", afirmou Steve Mojzsis, geologista da Universidade do Colorado, que não participou do estudo. A energia gerada por esse fluxo é o que possibilita o metabolismo. Com o aprofundamento das missões, o cenário pode mudar.

Talvez, daqui a algum tempo, saibamos que tipo de existência há além da nossa.

Leia tambémEstudo: pode haver 36 formas de vida inteligente na Via Láctea

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.