Nova Ilha Canária emerge do oceano na África

1 min de leitura
Imagem de: Nova Ilha Canária emerge do oceano na África

Segundo informa o Daily Mail, a atividade vulcânica próxima à Ilha Canária de El Hierro está provocando o surgimento de uma nova ilha no arquipélago localizado na costa norte da África. O jornal afirma que, conforme as atividades do vulcão prosseguem, esse se aproxima da superfície e solta cada vez mais detritos, deixando um forte cheiro de enxofre no ar.

As pedras e o magma resultantes da atividade vulcânica atingem alturas de mais de 20 metros acima do nível do mar, e o vulcão atualmente se encontra a uma distância de somente 70 metros da superfície. Caso a situação permaneça a mesma, a expectativa é que a massa de terra se aproxime cada vez mais de El Hierro, podendo entrar em choque com a ilha.

Pessoas foram evacuadas e várias estradas da parte sul da ilha estão bloqueadas. A atividade de barcos está suspensa na região devido aos riscos provocados pela atividade vulcânica intensa. O governo local estabeleceu um código amarelo para o evento – o segundo em uma escala com quatro níveis – e também já providenciou a evacuação dos 600 residentes da ilha de La Restinga assim que o vulcão iniciou suas atividades em outubro deste ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.