Planeta 'gigante bebê' é descoberto perto do nosso Sistema Solar

Imagem de: Planeta 'gigante bebê' é descoberto perto do nosso Sistema Solar

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram um planeta gigante recém-nascido que está relativamente perto da Terra, a 330 anos-luz de distância do nosso sistema solar. A novidade foi anunciada em um artigo publicado na revista Research Notes da Sociedade Americana de Astrônomos Profissionais (AAS, na sigla em inglês).

Localizado na Associação Epsilon Chamaeleontis, o planeta gigante bebê chamado de 2MASS 1155-7919 b é escuro, frio e tem cerca de 10 vezes a massa de Júpiter, podendo fornecer aos pesquisadores uma nova forma de estudar a formação dos gigantes gasosos.

De acordo com a estudante de doutoramento em astrofísica e tecnologia da West Columbia Annie Dickson-Vandervelde, autora principal do artigo, provavelmente trata-se de um planeta muito jovem, que ainda está no meio da sua formação, devido às características encontradas.

Ilustração do planeta orbitando a sua estrela a longa distância. (Fonte: NASA JPL-Caltech/Divulgação)

Ainda segundo ela, os demais planetas descobertos por meio da missão Kepler e de outras semelhantes quase sempre são “planetas antigos”. A cientista afirmou também que este é apenas o quarto ou o quinto exemplo de um planeta gigante localizado tão distante de sua estrela mãe.

Mistério cósmico

Nesta descoberta, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Rochester utilizaram dados do observatório astronômico de Gaia para localizar o 2MASS 1155-7919 b, que orbita a sua estrela a 600 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Esta distância entre o planeta bebê e a sua estrela, cuja idade é de apenas 5 milhões de anos, contra os 4,5 bilhões de anos do Sol, tem intrigado aos cientistas. Por enquanto, não se sabe como ele pode estar tão longe dela, mas há a possibilidade de desvendar o mistério em um futuro próximo, com a análise da imagem e espectroscopia, conforme os autores do estudo.