NASA planeja espaço comercial e para turistas na Estação Espacial

1 min de leitura
Imagem de: NASA planeja espaço comercial e para turistas na Estação Espacial

Os investimentos de privatização da NASA acabam de atingir um marco importante. A agência espacial anunciou que agora tem planos oficiais para adicionar uma combinação de espaço de trabalho orbital com um retiro de microgravidade à Estação Espacial Internacional (ISS). O projeto ficará nas mãos da empresa Houston Axiom Space.

Jim Bridenstine, administrador da agência, afirmou que "O trabalho da Axiom para desenvolver um destino comercial no espaço é uma etapa essencial para a NASA atender às necessidades de longo prazo de treinamento de astronautas, pesquisas científicas e demonstrações de tecnologia em órbita terrestre baixa".

Ilustração do módulo da Axiom conectado à Estação Espacial Internacional. (Fonte: Houston Axiom Space/Divulgação)

A empresa é administrada pelo ex-gerente da ISS, Michael Suffredini, e ainda conta com o ex-astronauta Charles Bolden como um dos colaboradores. O plano é oferecer uma nova porta comercial para o espaço, permitindo que pesquisadores, fabricantes, turistas ricos e outros tenham a oportunidade de visitar a órbita terreste para trabalho ou lazer. Eles começarão enviado pessoas para a estação através de seus próprios módulos conectados, mas o objetivo para o futuro é que os mesmos se desconectem e possam agir como uma estação espacial independente da própria empresa.

Em artigo que escreveu para o Elite Traveler, Suffreddini disse “Nós apenas começamos a entender os frutos de anos de pesquisa em baixa órbita terrestre e agora podemos conceituar as possibilidades que a microgravidades pode oferecer, como produtos farmacêuticos superiores, órgãos humanos impressos em 3D, cabos de fibra ótica de alto desempenho e superligas”.

Ainda não há uma data claramente definida para a instação do novo espaço comercial na ISS, mas a Axiom declarou que gostaria de começar a enviar os seus clientes em 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.