SpaceX: teste de segurança da cápsula Crew Dragon é um sucesso

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX: teste de segurança da cápsula Crew Dragon é um sucesso

A empresa privada da exploração espacial SpaceX realizou neste domingo (19) um bem sucedido teste do sistema de segurança do foguete que pode levar astronautas humanos ao espaço.

O lançamento, na verdade, era uma prova do sistema de desacoplagem da cápsula Crew Dragon. Simulando uma situação de emergência logo após a decolagem, o teste para abortar a missão comprovou que, em casos reais, astronautas conseguem escapar com segurança e causando danos mínimos nas estruturas.

Esse é um dos últimos pré-requisitos para que a empresa de Elon Musk comece a realizar missões tripuladas para a Estação Espacial Internacional, por exemplo, em contratos já fechados com a NASA para 2020, mas ainda sem data certa para acontecer. Neste caso, dois bonecos foram os passageiros.

Durante o teste, o foguete Falcon 9 foi lançado do Kennedy Space Center, na Flórida, e após 80 segundos, a Crew Dragon se desacoplou sozinha, usou os motores para se direcionar e pousou com segurança (e com o auxílio de um paraquedas) no oceano. Já o foguete, como esperado, foi o mais prejudicado pela mudança brusca e acabou explodindo no ar — assim como o esperado.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.