Vulcão nas Filipinas entra em erupção e preocupa autoridades

1 min de leitura
Imagem de: Vulcão nas Filipinas entra em erupção e preocupa autoridades

O vulcão Taal entrou em atividade nesta segunda-feira (13) e colocou as autoridades locais em estado de alerta. Até o momento, ao menos 30 mil pessoas já deixaram as casas da região, mas o número pode passar de 200 mil nas próximas horas. A província de Batangas, onde está localizado o vulcão, declarou estado de calamidade.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia registrou pelo menos 75 terremotos causados pela atividade vulcânica e elevou o alerta para o nível 4, o segundo mais alto. Foi solicitada uma evacuação total em um raio de 17 quilômetros devido ao risco de "uma erupção perigosa ocorrer em horas ou dias".

O Taal é o segundo vulcão mais ativo das Filipinas e está localizado a cerca de 60 quilômetros da capital Manila. Ele entrou em atividade na noite de domingo (12) e começou a expelir lava e uma coluna de cinzas e fumaça poucas horas depois. Toda a área nas proximidades ficou coberta por uma espessa camadas de cinzas e poeira tóxica. Até o momento, não foram registradas vítimas fatais nem grandes danos na região.

Embora seja um vulcão pequeno, o Taal é muito ativo e já causou transtornos à população filipina. Em 1911, uma grande erupção matou 1.335 pessoas. Já em 1965, foram 200 vítimas.

(Fonte: Reuters/Reprodução)
Relâmpago é visto em meio à parede de cinzas do vulcão. (Fonte: Reuters/Reprodução)
(Fonte: Reuters/Reprodução)
Moradores observando o Taal em atividade. (Fonte: Reuters/Reprodução)
(Fonte: Reuters/Reprodução)
Cidade de Agoncillo coberta de cinzas do Taal. (Fonte: Reuters/Reprodução)

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.