'Mercúrio retrógrado apenas é uma ilusão de ótica', diz cientista

1 min de leitura
Imagem de: 'Mercúrio retrógrado apenas é uma ilusão de ótica', diz cientista

Mercúrio retrógrado é um termo utilizado pela astrologia como explicação para quando as coisas não estão indo bem. Porém, o fenômeno é muito conhecido pela ciência e, de acordo com pesquisadores, não tem nenhuma relação com a vida na Terra, como destaca Rebecca Smethurst. A astrofísica da Universidade de Oxford conversou com a BBC e explicou o que realmente ocorre.

"Mercúrio retrógrado é uma definição científica real, que descreve o que acontece quando esse planeta parece estar se movendo para trás, da perspectiva da Terra", disse a cientista. "Mas não é assim. É simplesmente uma ilusão de ótica que ocorre porque o observamos da Terra", complemente Smethurst.

De acordo com a astrofísica, como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, ele completa uma volta ao redor da estrela em menor tempo. Isso cria um efeito semelhante ao de uma ultrapassagem na estrada. Inicialmente a impressão é de que o outro veículo está mais lento, porém ambos continuam na mesma velocidade, por isso a distância entre eles aumenta.

Mercúrio é o primeiro planeta do Sistema Solar (Fonte )
Mercúrio é o primeiro planeta do Sistema Solar (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Astrologia

E como o fenômeno foi apropriado pela astrologia? Para Rebecca Smethurst trata-se de um reforço positivo. São consequências que acontecem o tempo todo, mas as pessoas apenas decidiram prestar atenção, pois foram estimuladas a fazer isso.

"A associação que ocorre é por reforço positivo, como acontece com o horóscopo: 'Hoje é possível que você perca as chaves se você nasceu em maio', diz uma previsão. E talvez você nunca tenha pensado nisso, mas começa a prestar atenção porque o horóscopo disse isso", explicou a astrofísica Rebecca Smethurst.

Porém, ela assegura, não há uma única evidência de que a ação dos astros interfira na vida da Terra.

"É preciso deixar algo muito claro: nenhum movimento dos planetas influencia ou pode influenciar o que acontece na Terra. Não há estudos que demonstrem uma relação disso com o comportamento das pessoas", conclui Smethurst.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.