Cientistas trabalham em gravidade artificial que evita enjoos

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas trabalham em gravidade artificial que evita enjoos
Imagem: imdb

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, está trabalhando em uma alternativa para os simuladores de gravidade artificial. O processo desenvolvido até o momento visa oferecer aos astronautas um ambiente mais confortável e saudável, evitando enjoos e problemas ósseos ou musculares.

Para se criar a sensação de estar sob efeito da gravidade, os astronautas precisam estar em espaços que funcionam como centrífugas. Porém, é comum que isso cause tontura graças a um efeito conhecido por "ilusão cruzada", que acontece quando o corpo gira em um sentido e a cabeça é impulsionada para o lado oposto.

A equipe então decidiu realizar um experimento, iniciando com um giro por minuto e subindo gradualmente, conforme o corpo se adaptava à nova condição. Desta forma a equipe conseguiu manter os voluntários girando a 17 rotações por minuto sem que sofressem com enjoo.

O resultado do experimento feito no HERD pode ser visto no vídeo abaixo:

O equipamento utilizado foi batizado de Dispositivo Rotativo Excêntrico para Humano (HERD, na sigla em inglês), e é basicamente uma estrutura na qual uma pessoa fica deitada sobre um disco que gira a velocidade desejada.

Quando um astronauta passa por longos períodos em um ambiente com gravidade muito reduzida, seu corpo sofre, principalmente, com a perda óssea e muscular. Em muitos casos eles precisam passar por fisioterapias para se readaptarem com a gravidade da Terra. Para evitar isso, os astronautas deveriam passar por salas de gravidade artificial, para neutralizar os efeitos negativos.

A estudante Kathrine Bretl ressaltou a importância do experimento ao dizer que "O objetivo de nosso trabalho é tentar fazer com que mais pessoas pensem que a gravidade artificial não seja algo tão insano. Talvez ela possa existir fora da ficção científica".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.