Sonda Opportunity tem 45 dias para dar 'oi' antes de ser declarada morta

1 min de leitura
Imagem de: Sonda Opportunity tem 45 dias para dar 'oi' antes de ser declarada morta

A última vez que a NASA conseguiu contato com a sonda Opportunity, que desde de 2004 vem coletando e enviando dados de Marte, foi no dia 10 de junho. Desde então, uma forte tempestade de areia cobriu um quarto da superfície do Planeta Vermelho, e não há mais sinais do veículo. Antes de ser abandonado por completo, ele terá 45 dias para enviar vestígios de atividade, com o início da contagem a partir de condições mais favoráveis para comunicação.

Internautas fazem campanha, pedindo para que a NASA não abandone a Opportunity

A equipe da missão vem “tocando músicas” para “acordar” o pequeno rover e tentar algum contato. “Só há uma maneira de descobrir se a sonda funcionará, que é ouvindo. Será uma recuperação milagrosa ou uma morte honrável”, diz Steve Squyres, pesquisador do Laboratório de Ciência de Marte, em entrevista ao Space.

A Opportunity depende de painéis solares para funcionar e, com o bloqueio do Sol, ela pode ter parado, mesmo com o modo de economia ativado. Como a máquina saiu daqui para passar 15 dias em Marte e já está lá há 14 anos, existe também grande possibilidade de os componentes terem se avariado ou simplesmente estarem desgastados demais — ainda mais com essa falta de alimentação.

Mesmo com a tempestade de areia se dissipando, deve demorar ainda um tempo para que os captadores de luminosidade estejam limpos o suficiente para carregar a sonda, o que pode acarretar em ainda mais dias de inatividade. "Se não ouvirmos nada de volta depois de 45 dias, a equipe será forçada a concluir que a poeira bloqueou o Sol, e o frio marciano causou algum tipo de falha da qual o rover provavelmente não se recuperaria", explica John Callas, gerente de projetos da Opportunity.

opportunity nasa

Enquanto isso, internautas fazem coro para que a NASA não abandone a Opportunity. No Twitter, vários usuários vêm se manifestando com as hashtags #WakeUpOppy e #SaveOppy. “Não, a Opportunity não deveria ser deixada para trás. Nunca deixamos a Spirit para trás, tentamos de tudo para ouvi-la novamente", escreveu o internauta @Astro0Glen, ao lembrar da sonda Spirit, que também foi para Marte e deixou de funcionar em 2009. "Não deixem a Opportunity para trás, temos que tentar de tudo."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.