Disney criou uma jaqueta responsiva para experiências imersivas com VR

1 min de leitura
Imagem de: Disney criou uma jaqueta responsiva para experiências imersivas com VR

Ainda falta muito para as experiências de realidade virtual ganharem peso de fato no mundo real tal qual em filmes como “Jogador Número 1”, mas a Disney acaba de apresentar algo que pode nos levar um passo adiante rumo a esse cenário aprimorado. Trata-se da Force Jacket (jaqueta de força), uma peça criada em parceria entre a Disney Reasear, o MIT Media Lab e a Universidade Carnegie Mellon.

A ideia é simples: oferecer experiências mais realistas e imersivas para quem utiliza um dispositivo de realidade virtual. Isso acontece porque a jaqueta é capaz de inflar e esvaziar alguns sacos de ar espalhados por toda a sua extensão e, assim, aplicar na vida real pressões físicas vistas no ambiente digital.

A ideia inicial é desenvolver o núcleo da tecnologia, apontam os seus criadores, criando material suficiente para o estabelecimento de uma “avaliação psicofísica básica” e também “para projetar um conjunto inicial de testes de efeito”.

Os tais efeitos proporcionados pela Force Jacket incluem sentir o impacto da chuva ou da neve caindo sobre um personagem no mundo virtual, um inseto percorrendo a superfície de seu braço ou algo gosmento deslizando pelas suas costas, por exemplo. Não é difícil imaginar o quanto a evolução disso pode contribuir para tornar experiências virtuais muito mais realistas.

E o interessante é que tais efeitos físicos podem ser criados com o auxílio de um software de edição desenvolvido para trabalhar em conjunto com a jaqueta. É por meio dele que os cientistas personalizaram o efeito de três iniciativas de teste: um jogo de atirar bolas de neve, um de socos e o outro de toques de mão.

Apesar de interessante, o estudo (disponível aqui na íntegra — PDF em inglês) está em fase inicial e deve ter um longo caminho pela frente até virar produtos disponíveis ao consumidor. Mesmo assim, a sua contribuição para o futuro da realidade virtual pode vir a ser bem significativa, portanto, vamos ficar de olho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.