Depois do Falcon Heavy! Confira o calendário de 2018 da SpaceX

4 min de leitura
Imagem de: Depois do Falcon Heavy! Confira o calendário de 2018 da SpaceX
Imagem: businessinsider

lançamento do foguete Falcon Heavy realizado ontem (06) pela SpaceX foi de fato um marco para a exploração espacial humana. O foguete é hoje o mais poderoso em operação no mundo e, em seu voo de teste, conseguiu sucesso quase completo. Dois dos três propulsores pousaram intactos nas plataformas da empresa, e o carro elétrico que eles carregaram ao espaço está indo mais longe e mais rápido do que as melhores expectativas previam. O propulsor principal foi destruído na hora do pouso, mas será possível de reutilizar boa parte do equipamento que foi e voltou do espaço.

A companhia de Musk ainda fez umas manobras para demonstrar sua capacidade de colocar satélites em baixa e alta órbita, deixando seus futuros clientes satisfeitos. Se você ficou impressionado com tudo isso, prepare-se para conferir ainda mais da SpaceX em 2018. A gente inclusive separou um calendário com todos os lançamentos que a empresa já tem agendados para o ano.

Fevereiro

17/02 – Sábado

Nesse dia, a SpaceX vai lançar um satélite espanhol da HisdeSat chamado Paz utilizando um Falcon 9 comum, que sairá de uma base militar na Califórnia. Junto com ele, a empresa ainda vai embarcar dois microssatélites próprios para comunicação. A carga principal pesa 1,2 tonelada e orbitará a Terra a 505 km de altitude.

22/02 - Quinta-feira

O terceiro lançamento da empresa em fevereiro será realizado na quarta-feira 22 a partir de Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida. Mais uma vez, a empresa utilizará um foguete Falcon 9. Dessa vez, entretanto, ele levará o satélite Hispasat 30W-6, que deve oferecer diversos serviços de telecomunicações, como internet e TV para várias partes do hemisfério norte.

spacenews

Março

18/03 – Domingo

Mais uma vez, a SpaceX usará um Falcon 9 para lançar satélites a partir de uma base na Califórnia. A carga será composta por 10 satélites de comunicação da Iridium, conhecidos como Iridium NEXT.

20/03 - Terça-feira

A NASA vai utilizar os serviços da SpaceX para lançar o satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) ao espaço. O equipamento foi desenvolvido para ajudar a descobrir novos exoplanetas. O lançamento será feito com um Falcon 9 em Cabo Canaveral, na Flórida.

teslarati

26/03 – Segunda-feira

A comissão de telecomunicações de Bangladesh vai utilizar os serviços da SpaceX para colocar um satélite de comunicação em órbita através de um Falcon 9. O equipamento terá como objetivo conectar áreas rurais de Bangladesh e de países vizinhos. Mais um lançamento saindo da Flórida.

Abril

07/04 – Sábado

Mais um Falcon 9 levará um satélite de telecomunicações para a órbita da Terra. O aparelho conhecido como SES 12, de Luxemburgo, será responsável por conectar regiões do Oriente Médio e da Ásia.

Maio

1 - Data exata a confirmar

A SpaceX vai utilizar um Falcon 9 para levar um satélite da Força Área dos EUA para órbita. O equipamento deve ser utilizado para incrementar a rede de GPS. A decolagem será realizada a partir da Flórida.

2 - Data exata a confirmar

Mais uma missão com o Falcon 9 decolando da Flórida neste mês levando um satélite de telecomunicações, o Telkom 4.

theawesomer

3 - Data exata a confirmar

O terceiro lançamento do mês acontecerá a partir de uma base militar na Califórnia. Dessa vez, um Falcon 9 levará mais 10 pequenos satélites da rede Iridium NEXT.

Junho

1 - Data exata a confirmar

O primeiro lançamento da SpaceX em junho deve ser o de um Falcon Heavy, o primeiro voo comercial do foguete mais poderoso do mundo atualmente. O primeiro lançamento desse equipamento foi feito ontem (06), mas ele tinha caráter de teste. A carga dessa nova missão é um tanto misteriosa, mas já sabemos que se trata de um satélite para pesquisa científico-militar da Força Aérea dos EUA. O objetivo deve ser colocar esse equipamento fora da órbita da Terra. O lançamento acontece na Flórida.

wired

2 -Data exata a confirmar

Saindo da Califórnia, um Falcon 9 levará mais um conjunto de 10 pequenos satélites da Iridium.

Provavelmente dia 09/06

Um Falcon 9 levará a cápsula espacial Dragon da SpaceX até a Estação Espacial Internacional. A carga será composta de materiais de duas experiências e uma peça específica para o braço robótico da estação.

Julho

1- Data exata a confirmar

Esta será a terceira missão da SpaceX com o Falcon Heavy decolando da Flórida. Desta vez, o poderoso foguete levará um satélite de telecomunicações da Arábia Saudita, o Arabsat 6A, para órbita.

mashable

Agosto

1 - Data exata a confirmar

O primeiro Falcon 9 do semestre levará um satélite argentino (SAOCOM) ao espaço saindo de uma base na Califórnia. Trata-se de um equipamento de observação que vai integrar a rede COSMO-SkyMed.

27/08 – Segunda-feira

Um Falcon 9 decolará a partir da Flórida levando uma cápsula espacial chamada Dragon Crew até a Estação Espacial Internacional. Este será um teste não tripulado da cápsula que poderá levar tripulantes a EEI futuramente.

Novembro

16/11 – Sexta-feira

Uma cápsula Dragon será lançada em um Falcon 9 até a EEI. A carga não foi especificada, mas a SpaceX afirma que se tratam de suprimentos para os astronautas da estação. Haverá também equipamentos necessários para que a EEI possa receber as cápsulas Dragon Crew tripuladas no futuro.

space

Dezembro

Data exata a confirmar

O último lançamento do ano agendado até o momento pela SpaceX é de um Falcon 9 carregando uma cápsula Dragon Crew até a EEI. Caso os testes de agosto corram bem, este pode ser o primeiro voo tripulado da empresa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.