Curiosity captura imagem panorâmica de um “vale” inteiro em Marte; confira

1 min de leitura
Imagem de: Curiosity captura imagem panorâmica de um “vale” inteiro em Marte; confira

A missão Curiosity chegou a Marte em 2012 e, deste então, vem revelando muitos detalhes sobre o solo do Planeta Vermelho que a humanidade não conhecia ou apenas imaginava. O robô que vasculha esse mundo extraterrestre também de vez em quando nos impressiona com imagens de tirar o fôlego de suas viagens. Hoje (31), a NASA divulgou uma foto panorâmica da Cratera de Gale, que mais parece um vale, e mostrou todo o caminho que o robô já conseguiu completar.

Foram 16 fotografias individuais tiradas pela Curiosity, as quais foram juntadas em uma panorâmica pela NASA aqui na Terra. A agência espacial norte-americana também explicou que fez um balanço de branco nas imagens para que fosse possível enxergar as imagens de acordo com a incidência da luz solar aqui no nosso planeta.

Essas fotos foram feitas em 25 de outubro de 2017, quando o robô da missão Curiosity estava escalando um monte na margem da Cratera de Gale. É possível conferir a cadeia de montanhas da outra borda e também formações do lado de fora. Segundo a agência, essa foi uma oportunidade rara de fotografar Marte por conta do tempo limpo durante o inverno daquela região.

No vídeo que você confere, a NASA mostra todos os pontos pelos quais o robô passou. Desde o local de pouso, ele já viajou cerca de 17 km e subiu a uma altitude de 327 metros. Pode não parecer muita coisa para uma missão de mais de cinco anos, mas o robô tem uma locomoção lenta e complicada, que precisa ser controlada a partir da Terra, o que implica em um delay considerável. Fora isso, o robô pode ficar semanas mais ou menos no mesmo lugar fazendo análises de solo, rochas e montanhas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.