Diagnóstico via som é desenvolvido por cientistas para encontrar doenças

1 min de leitura
Imagem de: Diagnóstico via som é desenvolvido por cientistas para encontrar doenças

Nós somos acostumados a realizar exames a partir de máquinas, como raios-x e ultrassonografias. Agora, cientistas desenvolveram uma nova tecnologia que consegue rastrear micróbios dentro do nosso organismo através do som.

A novidade foi testada apenas em camundongos por enquanto, mas o objetivo é conseguir diagnosticar, em seres humanos, doenças como câncer e problemas intestinais.

bacterias

Encontrar doenças através do som só é possível nos mamíferos devido a grande quantidade de bactérias e fungos existentes dentro do nosso corpo. Esses micróbios afetam todo o nosso sistema desde que nascemos.

O começo dessa pesquisa aconteceu quando cientistas criaram micróbios que emitiam sons específicos ao entrarem em contato com o ultrassom. A partir desse estudo, se tornou possível inserir essas bactérias em medicamentos e rastreá-las dentro do corpo, verificando se elas atingiram o local certo. Essa tecnologia já está sendo utilizada na administração de alguns medicamentos.

micróbios

Tais estudos provam que a técnica é possível, mas ainda são necessários de mais testes para que ela possa ser utilizada, por exemplo, para monitorar a entrega de medicamentos em pacientes que sofrem de câncer. O que você acha dessa novidade? Deixe sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.