Inteligência artificial consegue entender sarcasmo através de emojis web

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial consegue entender sarcasmo através de emojis web
Imagem: youtube

Uma inteligência artificial criada e treinada por um grupo de pesquisadores do MIT está chamando atenção pelo fato de conseguir identificar sarcasmo na escrita feita por humanos através do uso de emojis. Até então, chatbots simplesmente interpretavam o discurso das pessoas com quem eles conversam da forma mais literal e precisa possível, e outros softwares que não usam essas “carinhas” ainda não conseguem resultados tão interessantes em relação ao sarcasmo.

Os pesquisadores então colocaram essa inteligência artificial chamada DeepMoji na web para que você possa testá-la. Basta acessar este site e digitar alguma sentença em inglês e conferir os emojis que a ferramenta sugere. Em grande parte dos nossos testes, o emojis resultantes seriam adequados para a situação.

Para treinar o DeepMoji, os pesquisadores do MIT colheram 1,2 milhão de tweets que contavam com pelo menos um dos 64 emojis mais utilizados na rede social. Com isso e também com conversas pessoais que foram doadas para a plataforma, a inteligência artificial conseguiu identificar as nuances de cada palavra na frase e inferir um significado a partir disso.

Nós usamos entonação de voz ou linguagem corporal para contextualizar o que estamos dizendo. Os emojis são a forma que usamos para fazer isso online

"Nós usamos entonação de voz ou linguagem corporal para contextualizar o que estamos dizendo. Os emojis são a forma que usamos para fazer isso online", afirmou Iyad Rahwan, professor associado do MIT e um dos responsáveis pelo projeto, para a revista MIT's Technology Review.

Rahwan acredita que o DeepMoji pode ser utilizado em aplicações práticas que de fato sejam úteis na sociedade, com rastrear discurso de ódio e bullying na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.