Pesquisadores já podem acessar e usar computadores quânticos da Google

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores já podem acessar e usar computadores quânticos da Google
Imagem: ibtimes

O projeto de computação quântica em nuvem da Google está apenas dando seus primeiros passos, mas a companhia já está liberando acesso a esses equipamentos via internet para pesquisadores que estudam inteligência artificial. Com isso, a empresa espera que desenvolvedores comecem a escrever código para computadores dessa natureza e fomentem esse novo segmento.

Essa informação foi obtida pela Bloomberg através de uma apresentação vazada da Google. O material menciona o projeto como um “data center quântico embrionário”, dando a entender que a empresa ainda está em um estágio bem inicial de criação desse hardware.

Seja como for, detalhes mais precisos acerca do poder desse data center ou mesmo da estrutura dos chips não foram divulgados e permanecem um completo mistério. Contudo, é muito provável que a Google mantenha esse projeto com acesso gratuito para pesquisadores e governos por um bom tempo, até que a plataforma esteja pronta para entrar no mercado de fato. Foi assim com a computação em nuvem tradicional e também com outros produtos dessa natureza.

Em breve?

É interessante notar que não foi revelada nenhuma data para a estreia comercial do “ProjectQ”, como está sendo chamado no momento. Mas a apresentação comenta que isso deve acontecer em algum momento no futuro.

Fique ligado no TecMundo para mais informações acerca da iniciativa em computação quântica da Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.