Pela ciência! Vídeo mostra nitrogênio líquido 'dançando' sobre a gasolina

1 min de leitura
Imagem de: Pela ciência! Vídeo mostra nitrogênio líquido 'dançando' sobre a gasolina

Embora o item seja utilizado em larga escala para procedimentos sérios da ciência, como criogenia de material genético ou biológico e refrigeração de supercondutores, é inegável que o nitrogênio líquido pode ser uma fonte de diversão quase infinita para os mais criativos. Depois de ser usado como um ingrediente inusitado para encher bexigas ou reproduzir os poderes de um dos membros dos X-Men, agora a substância acabou se tornando a protagonista em um verdadeiro balé de elementos.

Para criar uma experiência mais interessante com o brinquedinho, o pessoal do canal Cars and Water, no YouTube, fez um vídeo diferente do convencional. Em vez de congelar objetos diversos apenas para destruí-los em seguida, eles escolheram testar como o nitrogênio líquido se comportaria ao ser despejado em vasilhames de metal com gasolina, álcool isopropílico e água. A quantidade do produto também foi na contramão dos mais esbanjadores, já que apenas uma colher do congelante foi usado para cada tarefa.

O resultado, como é possível conferir no clipe acima, é uma relação única para cada uma das combinações. Enquanto a interação com a água é relativamente tranquila e não cria grandes efeitos químicos, a etapa em que o nitrogênio é acrescentado ao álcool isopropílico – ou isopropanol – gera um pouco mais de comoção, fazendo com que ocorra uma espécie de ebulição do líquido antes de ele ter sua superfície congelada.

Claro que o destaque da empreitada fica com a gasolina, que parece ser o palco perfeito para que algumas concentrações de nitrogênios líquido desenhem um padrão todo especial ao longo de sua jornada pelo recipiente – batendo nas paredes continuamente. No fim do “espetáculo”, o material adicionado se reduz progressivamente até que a sua última partícula desapareça em um mini-explosão. O melhor de tudo? A cena se repete em câmera lenta, para delírio de quem adora ver a ciência de pertinho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.