Confira como é o Chromecast por dentro

1 min de leitura
Imagem de: Confira como é o Chromecast por dentro

Chromecast vai estar à venda em poucos dias por US$ 35 (Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)

Sempre que vemos o que o pessoal do iFixit faz com os gadgets que chegam até eles, uma mar de pequenas pecinhas é mostrado. O Chromecast, entretanto, não deu muita margem para isso e foi desmontado em apenas quatro partes: duas tampas que servem de proteção para o aparelho, uma placa de circuitos com todos os componentes soldados e uma peça de alumínio para dissipar o calor.

O Chromecast é um minicomputador com uma saída HDMI que pode ser conectada a uma TV HD para executar conteúdo a partir de vários serviços presentes na nuvem, como YouTube, Netflix, o próprio Chrome e vários outros. Ou seja, é possível mostrar tudo o que você tem acesso na web na tela da TV com esse pequeno dispositivo. Fora isso, ele não precisa de qualquer controle remoto específico, sendo operado através do smartphone, tablet ou computador.

Criação nerd

Curiosamente, o modelo do aparelho é H2G2-42, o que carrega um significado bem nerd. H2G2 é uma sigla para a obra de ficção de Douglas Adams, “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e 42, por sua, vez é a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida e tudo o que temos no universo.

Outro fato interessante é o fato de ele ser um daqueles aparelhos que você tem medo de ligar. Ele esquenta muito, tanto que a própria Google deixa isso especificado no manual do aparelho. Para deixar a situação um pouco mais confortável, a peça de alumínio que você vê nas imagens tenta dissipar um pouco o calor.

Na placa de circuitos do Chromecast, é possível encontrar um processador Marvell (sem mais detalhamento) e um chip AzureWave com WiFi e FM. Ainda temos uma memória flash de 4G e 512 MB de RAM de baixo consumo de energia.

Confira a galeria com o processo de desmontagem do Chromecast.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.