Conheça o Samsung Chromebook 3: novo, leve, prático e seguro

7 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Conheça o Samsung Chromebook 3: novo, leve, prático e seguro

Em 2014, a Samsung foi a primeira empresa a fabricar o Chromebook no Brasil. Lá fora, em países como os Estados Unidos, esse conceito de dispositivo já não era novidade e conquistava uma boa parcela de consumidores com uma ideia diferente e que se mostrou bastante interessante com o tempo.

Os primeiros Chromebooks a chegarem ao mercado também foram fabricados pela empresa sul-coreana. Em parceria com a Google™, a companhia lançou em 2011 seu primeiro Chromebook, o Samsung Series 5. De lá para cá, diversas inovações foram endereçadas para esse segmento, que acompanhou de perto a evolução do mercado.

No Brasil, o primeiro Chromebook a ser fabricado no país foi o Samsung Chromebook modelo XE303C12, que já foi analisado pelo TecMundo. Esse dispositivo chegou para fortalecer um segmento que ainda é novo por aqui e promete mudar a forma como as pessoas interagem com o notebook e com o conteúdo online, apoiando-se ainda mais em conceitos como a "nuvem" (conecte-se com uma conta Google™) e a conectividade de uma forma geral. O Chromebook é para aqueles que sabem que ficar offline não é uma opção.

A Samsung nos convidou para falar de seu último lançamento no mercado brasileiro: o Samsung Chromebook 3. Esse dispositivo, já disponível em lojas do Brasil, chega para conquistar o consumidor com um belo design, bateria de longa duração, grande capacidade de conectividade, inicialização rápida.

Este conteúdo sobre o Samsung Chromebook 3 foi patrocinado pela Samsung.

Samsung Chromebook 3

Mas afinal, o que é um Chromebook? É um notebook? É um tablet? É um ultrabook? Na realidade, esse dispositivo, cuja principal característica é a presença do sistema operacional Google™ Chrome OS, é muito semelhante a um laptop e outros computadores portáteis em vários aspectos. O Chromebook é um tipo de notebook que foi criado para ser rápido, portátil e seguro. Ele é especialmente voltado para aqueles que procuram um dispositivo para realizar trabalhos, fazer pesquisas, navegar na internet, assistir a vídeos, ver fotos, escutar músicas e usar aplicativos de entretenimento e produtividade.

Apesar da aparência externa do Chromebook ser semelhante a de um notebook tradicional, ele possui uma característica que o diferencia dos outros dispositivos desta categoria: a presença de uma memória interna de grande velocidade de acesso, como acontece em smartphones.

O resultado disso é uma inicialização extremamente rápida para o Chromebook, que geralmente está ligado e pronto para o uso em menos de 10 segundos. A oferta de armazenamento em sistemas na nuvem (conectando-se com uma conta Google™), expande a possibilidade de guardar e acessar arquivos a partir de qualquer lugar da grande rede, sem que o computador precise dispor de uma grande capacidade de memória interna.

Samsung Chromebook 3

A ausência de um HD comum também possibilita a redução de tamanho no Chromebook em relação aos notebooks, que podem ser maiores e mais pesados. Os dispositivos dessa categoria geralmente são leves, compactos e portáteis, o que é ideal para estudantes e outras pessoas que pretendem carregar esse tipo de aparelho na bolsa ou na mochila.

Mas as semelhanças são muito maiores do que as diferenças. A forma de interação com o conteúdo, usando o teclado e uma superfície que imita o movimento do mouse – chamada de Trackpad –, é a mesma em um Chrmebook e um notebook convencional. O sistema operacional Google™ Chrome OS é muito ágil e dispõe de milhares de aplicativos para as mais diversas tarefas, disponíveis na Chrome Web Store.

Para o primeiro acesso ao Chromebook, é necessário uma conta Google™ e conexão à internet. Posteriormente, outras contas podem ser adicionadas ao dispositivo, que também pode ser acessado no “modo visitante”, sem a necessidade de estar logado em uma conta. Por ter sido desenvolvido com base nas aplicações para a nuvem, a conexão com a internet é utilizada com frequência, mas diversos programas também possuem funcionalidades offline. Apesar de ser um sistema operacional novo, que pode num primeiro momento gerar algumas dúvidas, o Chrome OS é muito simples e prático de se usar, mesmo para aqueles que não tem muita familiaridade com tecnologia.

Leve, prático e seguro

O Samsung Chromebook 3 segue a tendência da categoria e entrega um visual que exprime muito bem o que significa ser um Chromebook. O dispositivo é bastante compacto, prezando pela portabilidade sem deixar o bom desempenho de lado. Esse modelo da empresa sul-coreana possui apenas 1,79 centímetros de espessura, o que o coloca como um dos mais finos do segmento.

A tampa superior do Chromebook possui uma textura bastante característica e divide espaço com o logotipo da Samsung e do Chrome OS. Ao abrir a máquina, damos de cara com um teclado completo no padrão português brasileiro, com a inclusão da tecla cedilha e botões curvos para facilitar a digitação. O Trackpad sensível ao toque e com botão integrado também faz parte do visual do Samsung Chromebook 3.

Samsung Chromebook 3

O display desse Chromebook, uma tela de 11,6 polegadas com resolução 1366x768 pixels, fica bem centralizado com bordas levemente estilizadas. No topo, encontramos o microfone integrado e a Webcam HD (720p) para conversas em vídeo. O logotipo da empresa sul-coreana completa o design da parte que será contemplada todas as vezes que o Samsung Chromebook 3 for utilizado. Vale ressaltar que o dispositivo ainda possui uma abertura de 180°, oferecendo mais flexibilidade e versatilidade de uso.

Na parte de software, o destaque não poderia ser outro: o sistema operacional que equipa os aparelhos desse segmento. Com ele, as suas definições de praticidade serão atualizadas: o Google™ Chrome OS é imune a vírus e outras ameaças que causam inúmeros problemas para usuários de outros SOs disponíveis nos notebooks.

Possuir um Chromebook também significa estar sempre atualizado com as últimas versões do sistema operacional disponibilizadas pela Google™. O Samsung Chromebook 3 não foge da regra, permanecendo eficiente, seguro e com todos os updates em dia. E tudo isso é feito de forma automática e sem custos adicionais para os consumidores. Você tem muito mais o que fazer do que ficar atualizando seu notebook.

Conectado e à todo vapor

O Samsung Chromebook 3 é um verdadeiro canivete suíço quando o assunto é conectividade. Além do suporte a rede WiFi 802.11ac, a mais rápida disponível atualmente, o dispositivo conta com a tecnologia Bluetooth 4.0 para a conexão de aparelhos como fones de ouvido, alto-falantes, mouses, teclados e até a transferência de arquivos.

Na parte de conexões físicas, temos uma saída de fone de ouvido integrada com a entrada para o microfone. A conexão é essencial para plugar o seu acessório durante videochamadas ou para curtir um som sem incomodar as pessoas que estiverem ao redor. Esta é uma entrada combo, que pode funcionar para conectar um fone de ouvido, microfone ou headset.

Samsung Chromebook 3

O Samsung Chormebook 3 também conta com uma entrada USB 2.0 e outra USB 3.0 para a conexão de uma grande variedade de dispositivos. Isso inclui pendrives, HDs externos e muitos outros aparelhos que dão suporte a essa conhecida e bastante utilizada interface. Destaca-se a presença da porta USB 3.0 de alta velocidade, ideal para a transmissão rápida de arquivos.

Para fechar o círculo de conectividade, o Samsung Chromebook 3 também traz uma entrada para cartão microSD, suportando a expansão da memória através dessa conexão também. Usando pendrives/HD externos, cartão microSD e o armazenamento na nuvem, não vai faltar espaço no seu Chromebook.

Porém, ainda precisamos falar mais um pouco sobre o armazenamento em nuvem. Nunca foi tão fácil acessar os seus arquivos de qualquer lugar e continuar seus trabalhos exatamente de onde parou, até mesmo quando o seu notebook não estiver com você. O Chromebook sincroniza automaticamente todas as informações e arquivos que você tem em sua conta Google™, que podem ser acessados de diversos dispositivos, como tablets e smartphones Android. Com o armazenamento na nuvem, seus arquivos estão sempre à mão.

Energia de sobra

Um dos grandes benefícios procurado hoje pelos consumidores é a autonomia de bateria. Então que tal ter um dispositivo prático, portátil e que consegue ficar um bom tempo longe da tomada? Tudo isso sem abrir mão da produtividade!

O Samsung Chromebook 3 possui energia de sobra para acompanhar seu ritmo, podendo aguentar até 11 horas longe das tomadas. Essa duração de bateria é o suficiente para você poder ficar o dia inteiro fora com o seu notebook sem se preocupar, podendo até mesmo deixar o carregador em casa, se quiser.

Mas se você precisar usar o carregador, não precisa se preocupar achando que vai precisar carregar um trambolho para todos os lados. O acessório que fornece energia para o Samsung Chromebook 3 é compacto e pode ser facilmente carregado em uma bolsa ou mochila sem ocupar muito espaço. Estamos falando de uma fonte adaptadora de AC de 26 W, fornecendo energia para a bateria de 33 Wh.

Samsung Chromebook 3

Acorda rápido

É normal encontrar usuários que ligam o computador e vão pegar um chá para esperar o notebook terminar de inicializar. Com um Chromebook não existe essa história. Aqui temos a inicialização em apenas 10 segundos: abriu, clicou, ligou. Não tem perda de tempo esperando o sua máquina carregar. É só abrir, apertar o botão e realmente começar a usar.

Tudo isso só é possível graças ao Google™ Chrome OS e a memória super-rápida do Chromebook. Em poucos segundos, o sistema já está pronto para a ação e pode ser colocado para "dormir" com a mesma velocidade com que acorda. É só fechar o notebook que ele estará pronto para acordar rápido e a qualquer momento.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.