Google está desenvolvendo um sistema de segurança que não precisa de senhas

1 min de leitura
Imagem de: Google está desenvolvendo um sistema de segurança que não precisa de senhas

(Fonte da imagem: Reprodução/Baboo)

A Google tem planos bastante específicos sobre como os usuários do Chrome OS poderão bloquear e desbloquear seus dispositivos um dia – e isso não envolve senhas. A equipe Chromium OS está desenvolvendo um mecanismo que trava e destrava aparelhos que rodem o sistema operacional com uma nova API chamada “chrome.screenlockPrivate”, que pode ser rodada em uma ampla variedade de dispositivos inteligentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O recurso permitiria que um app ativasse um Chromebook ou uma Chromebox se julgasse que um usuário autorizado se encontra presente, baseando-se em uma série de fontes de dados. De acordo com informações de um documento de design apontado pelo entusiasta do Chrome e funcionário da Google François Beaufort, a novidade já está em desenvolvimento.

“Um aplicativo de plataforma poderia usar informações de USB, NFC e até Bluetooth para se comunicar com um dispositivo secundário de confiança, como um celular, anel, relógio ou insígnia, permitindo que esse aparelho sirva como uma forma de autenticação alternativa”, diz o texto.

Melhor do que nada

Pensar em desbloqueio automático de telas pode passar a impressão que a novidade facilitaria a utilização do seu Chromebook por pessoas mal-intencionadas – caso alguém roube seu celular ou você o deixe perto do computador, por exemplo. Ainda assim, os desenvolvedores insistem que a novidade traz vantagens: formas de autenticação convenientes tem mais probabilidade de serem utilizadas, o que já é melhor do que defesa nenhuma.

O API também terá outros recursos interessantes, como a habilidade de monitorar as ocasiões em que a tela é travada ou destravada por outros meios. Além disso, ele pode enviar notificações ao usuário caso um aplicativo decida não desbloquear o computador por algum motivo.

Projeto de código aberto que faz uso de muitos trechos do código do Chrome OS, o Chromium OS frequentemente recebe primeiro os novos recursos para o sistema operacional da Google. Essa ferramenta ainda está bastante longe de sua conclusão, mas há fortes indícios de que as primeiras sementes já estejam sendo plantadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.