Você vai aprender a dirigir melhor com um carro autônomo da NVIDIA

1 min de leitura
Imagem de: Você vai aprender a dirigir melhor com um carro autônomo da NVIDIA

A NVIDIA aproveitou a CES 2017 para apresentar mais uma novidade, mas se você está imaginando alguma poderosa placa de vídeo para computadores, está enganado: uma nova tecnologia de inteligência artificial aplicada em carros autônomos que pode ajudar a melhorar a maneira como motoristas dirigem.

A ideia é que isso se torne cada vez mais seguro utilizando a tecnologia que, um dia, vai poder fazer todo o trabalho para nós

A parceria com a montadora Audi pretende trazer para o mercado até 2020 os primeiros carros autônomos, conforme anunciou Jen-Hsun Huang, CEO da NVIDIA. A grande sacada é que os sensores de direção autônoma desenvolvidos pela empresa vão fazer parte de uma plataforma chamada AI Co-Pilot, cuja principal função vai ser tornar a direção manual dos veículos mais segura.

A aposta cai sobre o período em que já estamos, quando carros autônomos ainda não são seguros o suficiente e, claro, ainda não podem ser utilizados em todas as situações. Até isso acontecer, em muitas ocasiões ainda precisaremos dirigir manualmente, da mesma maneira que fazemos hoje. E a ideia é que isso se torne cada vez mais seguro utilizando a tecnologia que, um dia, vai poder fazer todo o trabalho para nós.

Vendo tudo o que é importante

Assim, todas as câmeras e sensores que o veículo usa para se localizar corretamente nas vias serão usadas para dar informações mais precisas e completas para o motorista, avisando, por exemplo, sobre a presença de ciclistas ou pedestres em áreas de difícil visualização. O AI Co-Pilot vai ser capaz até de saber para onde você está olhando ao dirigir e notificá-lo sobre algo importante que você provavelmente não está vendo.

Já que o caminho que aparentemente as montadoras estão tomando é em direção a termos veículos cheios de sensores, radares e câmeras de todos os tipos e em todos os lugares, por que não utilizá-los para aumentar a segurança do motorista? É esse desafio que a NVIDIA tem pela frente até de fato colocar nas ruas seu primeiro carro totalmente autônomo daqui a três ou quatro anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.