Qualcomm apresenta Snapdragon 820A para carros na CES 2016

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm apresenta Snapdragon 820A para carros na CES 2016
Imagem: Engadget

Com o mercado de chips para smartphones cada vez mais saturado, empresas com a NVIDIA e a Qualcomm estão focando seus esforços no mercado dos “carros inteligentes”. Por conta disso, a Qualcomm lançou hoje na CES 2016 os Snapdragon 820A e o 820Am, chips ou sistemas centrais modulares para computadores de bordo automotivos.

A diferença do 820A para o 820Am é a presença de um modem LTE no segundo, com capacidade de transferência de até 600 Mbps. Em comparação com o Snapdragon 820 tradicional para smartphones e tablets, os novos chips têm basicamente as mesmas capacidades e poder de processamento, mas possuem um design modular.

Isso quer dizer que eles podem ser atualizados com o passar do tempo, permitindo ao dono de um carro inteligente que usa o Snapdragon 820Am comprar módulos lançados posteriormente para conseguir novas funcionalidades ou tornar seu veículo compatível com tecnologias e padrões que ainda não existem ou não são populares. Isso é uma grande jogada da Qualcomm, sendo que a vida útil de carros excede as duas décadas atualmente.

Versátil

Outra vantagem desses chips para carros é a possibilidade de controlarem múltiplas telas. Isso quer dizer ele poderá integrar vários displays dentro do veículo em um único sistema, oferecendo, por exemplo, um painel de controle na parte da frente e telas para ver filmes e séries na parte de trás.

Eles também são podem rodar Linux, QNX e Android, Android Auto e CarPlay, o que vai possibilitar às montadoras criarem sistemas de bordo mais elaborados e compatíveis com a instalação de apps de terceiros. Ambos ainda contam com conectividade WiFi ac e Bluetooth e possibilitam a integração com uma série de sensores modernos.

Infelizmente, ainda deve demorar para que alguma montadora lance um carro que utilize todo o poder desses processadores, mas a Qualcomm disse que vai começar a enviar unidades de amostra para suas parceiras já no primeiro trimestre deste ano.

Você acha que a Qualcomm pode dominar o mercado de chips para carros inteligentes com os novos Snapdragon 820A? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.