CES 2016: o que esperar da apresentação da NVIDIA

2 min de leitura
Imagem de: CES 2016: o que esperar da apresentação da NVIDIA

A NVIDIA confirmou a participação na Consumer Electronics Show 2016 (CES), que vai ficar aberta ao público entre os dias 6 e 9 de janeiro, em Las Vegas, nos EUA. A conferência de imprensa da fabricante vai acontecer no dia 4 de janeiro, e nós vamos estar ao vivo para trazer em primeira mão todas as novidades e os anúncios que acontecem durante a feira. Clicando neste link, você já fica ligado e preparado para acompanhar a nossa cobertura.

Como esperado, a NVIDIA vai apresentar inovações para o setor de placas gráficas e ainda deve comentar um pouco mais sobre o foco na direção autônoma em veículos. No ano passado, a fabricante anunciou o processador móvel Tegra X1, o Drive PX e o Drive CX.

Nos últimos meses, vários rumores vêm apontando o caminho da NVIDIA em 2016. Por isso, vamos lhe mostrar o que provavelmente veremos na conferência da empresa durante a CES 2016.

Módulos de direção e Tegra

Aceite: os carros que dirigem sozinhos estão chegando com cada vez mais força. A NVIDIA sabe disso e fechou parceria com montadoras como a Tesla e a Audi. Alguns produtos já foram anunciados, como o Drive PX (computador de piloto automático), Drive CX (cockpit digital) e Jetson Pro (kit de desenvolvimento). Eles utilizam o processador Tegra X1, então podemos esperar novos produtos que utilizem a próxima geração do Tegra — provavelmente, sendo mais rápidos e eficientes.

O Tegra X1 é baseado no processo TSMC 20nm e vem com núcleos ARM e Maxwell. É esperado que os novos processadores cheguem ao mercado com um novo processo FinFET, novos núcleos ARM e, provavelmente, um novo núcleo gráfico.

Este último, aliás, é a maior dúvida: um Maxwell atualizado ou um Pascal? Como o Pascal deve chegar apenas na metade de 2016, as apostas estão em um Maxwell atualizado. Contudo, quem sabe a NVIDIA não surpreende a indústria?

Pascal

Sendo lançada ou não, a nova geração de processadores vai ser mais detalhada durante a conferência para a fabricante. Os rumores indicam que a Pascal vai ser baseada no processo FinFET, sendo 32/16 GB HBM2 VRAM com 1 TB/s de largura de banda e uma nova arquitetura CUDA. Além disso, a unidade de processamento vai contar com até 17 bilhões de transistores — sobre o desempenho: 4 TFLOPS de FP64.

Agora, resta esperar o dia 4 de janeiro para saber se os rumores se confirmam. Por isso, fique ligado aqui para saber tudo que vai rolar na CES 2016.

Quais novidades você espera da NVIDIA durante a CES 2016? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.