SuperMHL: a tecnologia de vídeo que pode desbancar o HDMI e o DisplayPort

1 min de leitura
Imagem de: SuperMHL: a tecnologia de vídeo que pode desbancar o HDMI e o DisplayPort

Esta CES 2015 está pegando fogo! Depois de uma série de marcas anunciando novos televisores, a MHL Consortium, responsável pelo desenvolvimento do padrão MHL (uma alternativa ao HDMI e ao DisplayPort), chega para mostrar o que o futuro dos televisores nos reserva.

Em anúncio oficial, o grupo revelou o padrão superMHL, que é a evolução direta do MHL 3 e promete imagens de altíssima qualidade, será totalmente compatível com vídeos da mais alta resolução e com uma taxa de quadros impressionante. Estamos tratando aqui de um padrão capaz de enviar imagens em 8K a 120 frames por segundo!

Além dessas novidades, a MHL Consortium informa que o novo padrão pode entregar até 40 watts de potência (para a alimentação de dispositivos) e é compatível com as mais recentes tecnologias de áudio, incluindo Dolby Atmos®, DTS-UHD™ e 3D áudio. Abaixo, você pode ver as principais especificações do superMHL e uma comparação com as versões anteriores:

  • Vídeos em 8K a 120 fps
  • Profundidade de cores de até 48-bit
  • Gama de cores mais larga para entregar o máximo em fidelidade visual
  • Suporte para HDR que visa oferecer balanço perfeito de luzes e sombras
  • Suporte para Dolby Atmos®, DTS-UHD™ e 3D audio
  • Possibilidade de conectar múltiplos aparelhos MHL e controlar todos simultaneamente
  • Entrega até 40 watts para alimentação de dispositivos

Para dar suporte para todas essas novidades, a MHL criou um novo conector. O superMHL tem 32 pinos, é reversível (tanto faz o lado que você vai plugar no display e no aparelho transmissor) e pode transmitir áudio, vídeo, dados e energia simultaneamente.

As primeiras demonstrações do superMHL ocorrerão já na CES 2015, onde a Samsung apresentará a incrível qualidade de imagem em sua nova televisão. Para o mercado internacional, a MHL promete que a especificação completa estará disponível no fim de janeiro, o que significa que muitas fabricantes poderão lançar produtos compatíveis em 2015.

Para finalizar, a MHL promete que o novo padrão será retrocompatível com todas as versões anteriores e vai suportar os conteúdos mais recentes preparados para HDCP 2.2 (que oferece alta segurança para a distribuição de conteúdos pagos).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.