ZenFone 2: o carrasco da Asus que pretende ceifar os tops da concorrência

3 min de leitura
Imagem de: ZenFone 2: o carrasco da Asus que pretende ceifar os tops da concorrência
Imagem: TecMundo

A Asus acabou de apresentar em Las Vegas, EUA, o seu novo smartphone top de linha, o ZenFone 2. Trata-se de um aparelho com características de hardware monstruosas e uma série de novidades em outras frentes que podem tornar esse dispositivo o melhor custo-benefício de 2015. O que mais chama atenção no ZenFone 2 é a quantidade de RAM. São 4 GB de memória.

Com isso, o aparelho da Asus é o primeiro smartphone do mundo com essa quantidade de memória, o que deve garantir ao produto uma performance implacável. Naturalmente, ainda não há testes que comprovem o desempenho cotidiano, mas podemos imaginar que números concretos estarão disponíveis na web em breve.

Outra grande boa notícia quando a esse novo modelo é o preço. Ele será vendido nos EUA em breve por US$ 199 sem contratos com operadoras. Ou seja, a companhia pretende entregar um aparelho absolutamente poderoso com um preço baixíssimo para a categoria dos top de linha. Basicamente, estamos falando de um verdadeiro carrasco que quer acabar com os concorrentes.

Especificações técnicas

  • Processador: Intel Atom 64-bit Z3580 “Super Quad-Core” 2,3 GHz ou Atom Z3560 de 1,8 GHz
  • GPU: PowerVR Series 6 - G6430 com OpenGL 3.0
  • RAM: 2 GB ou 4 GB
  • Armazenamento: 16, 32 e 64 GB com espaço para cartões micro SD
  • Tela: 5,5’’ IPS Full HD (1080 x 1920) Asus TruVivid e 403 ppi
  • Câmera traseira: 13 MP com abertura de f/2.0 e flash LED de dois tons com PixelMaster
  • Câmera frontal: 5 MP com abertura f/2.0
  • Conectividade: WiFi ac, WiFi Direct, Bluetooth 4.0, NFC, 4G (LTE Cat. 4), GPS, A-GPS, GLONASS
  • Bateria: 3.000 mAh
  • SO: Android 5.0 Lollipop
  • Extras: Dual-SIM e ZenUI renovada
  • Dimensões e peso: 152.5 x 77.2 x 10.9 ~ 3.9 mm e 170 g

Design

O novo ZenFone 2 manteve a linha de design da Asus, mas trouxe algumas novidades interessantes. O que mais chama atenção em um primeiro contato é o botão traseiro, que serve para controlar o volume do som do aparelho. O botão de energia, entretanto, continua em uma das bordas. Isso não é exatamente uma novidade no mundo dos smartphones, uma vez que o LG G2 e o G3 já traziam algo semelhante.

Fora o botão, a espessura do aparelho impressiona. Ele tem apenas 3,9 mm nas bordas do corpo de alumínio escovado. Na parte da frente, a tela ocupa 72% da superfície, deixando bordas de apenas 3,3 mm.

Performance

Segundo a Asus, o ZenFone 2 entrega 7 vezes mais desempenho do que seu antecessor. O processador é fabricado pela Intel, sendo possível adquirir o modelo em duas variantes nesse quesito. Ou seja, haverá uma opção de processador mais básico acompanhado de apenas 2 GB de RAM.

Esses detalhes se traduzem também e responsividade. Segundo a fabricante, o tempo de resposta a toques é de apenas 60 ms.

Câmeras

Um dos pontos fortes do novo ZenFone deve ser a sua câmera. Ele trará um sensor traseiro de 13 MP e um frontal de 5 MP. Apesar de esses números não impressionarem, a empresa garante que será possível fazer belas fotos com o smartphone. Isso será possível graças à tecnologia "PixelMaster" da Asus.

Isso garante que, em ambientes mais escuros, o smartphone não sofra para fotografar, já que o novo sensor é capaz de fazer imagens 400% mais brilhantes sem a necessidade de flash. Se ele for necessário, entretanto, o usuário contará com luz em dois tons.

O ZenFone 2 deve ter ainda "o melhor HDR" entre os smartphones da atualidade, segundo a Asus. Inclusive, uma comparação entre outros aparelhos top de linha foi feita na apresentação do produto na CES 2015. A abertura da câmera é de f/2.0 para capturar muita coisa na mesma foto. Há ainda uma série de tecnologias de processamento e embelezamento das imagens.

Nova interface e extras

A nova ZenUI foi construída com a personalização sendo o foco. O usuário pode mudar praticamente tudo, desde propriedades do próprio launcher até ícones e temas. Há também recursos como o ZenMotion, SnapView e Trent Micro Security para melhorar a privacidade e segurança dos usuários.

Outro ponto interessante do smartphone é a tecnologia de carregamento rápido. É possível sair de 0% a 60% em 39 minutos, isso com uma bateria de 3.000 mAh.

Lançamento no Brasil

A Asus confirmou ao TecMundo que o novo ZenFone 2 será lançado no Brasil, mas ainda não há uma data específica para tal nem um preço determinado. Apesar disso, a empresa acredita que isso acontecerá cerca de um ou dois meses depois do lançamento nos EUA.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.