Volvo vai apresentar tecnologia para prevenir atropelamentos de ciclistas

1 min de leitura
Imagem de: Volvo vai apresentar tecnologia para prevenir atropelamentos de ciclistas
Imagem: CNet

A Volvo Cars comunicou à imprensa que estará presente na CES 2015 em Las Vegas, EUA, para apresentar uma novidade que pode salvar a vida de muita gente. Trata-se de uma nova tecnologia que pretende conectar carros e capacetes de ciclistas para evitar atropelamentos quando o condutor de um veículo da marca não conseguir enxergar um ciclista em rota de colisão.

Essa novidade é resultado de uma parceria da Volvo com a POC, uma empresa sueca que fabrica equipamentos esportivos, e com a Ericsson, conhecida mundialmente pelas suas soluções em telecomunicações. Essa tecnologia ainda não tem um nome e está no momento em fase conceitual. Ou seja, não está pronta para ser testada intensamente nas ruas.

O vídeo demonstra algunas soluções de segurança que a empresa já testa.

De acordo com a Volvo, esse novo sistema vai conectar o capacete do ciclista com um app no smartphone dele. Utilizando o sistema de localização do celular e do carro, poderá ser feita a triangulação das duas partes e alertá-las caso haja uma rota de colisão. Uma luz de alerta será mostrada no painel do motorista e outra no capacete do ciclista.

Ainda não há datas para quando essa novidade possa entrar no mercado, mas a fabricante de carros já tem algo muito parecido integrado a alguns modelos, o City Safety. Esse sistema não é tão conectado, mas utiliza uma série de sensores no carro para identificar ciclistas e pedestres nas ruas, evitando assim alguns atropelamentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.