Sony apresenta projetor 4K que pode ficar a poucos centímetros da parede

2 min de leitura
Imagem de: Sony apresenta projetor 4K que pode ficar a poucos centímetros da parede

O máximo de projeção que você pode ter em casa (Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Ter uma bela TV na sala de casa é algo de que muita gente não abre mão. Alguns inconvenientes chegam junto com esse aparelho, entretanto, como os inúmeros cabos de energia e conexão com outros aparelhos, que ficam juntando poeira ou até mesmo aparecendo para quem está vendo um bom filme. Aí a Sony começa a pensar como resolver esse probleminha e acaba aparecendo com essa incrível solução que você confere acima. Trata-se de um projetor 4K que pode ficar a poucos centímetros da parede, mostrado pelas imagens.

Ele mais parece uma estante comum, mas bem no centro, onde fica aquela abertura com a tampa, foi posicionado um projetor a laser que pode lidar com praticamente qualquer resolução que você puder imaginar, tendo como máximo o 4K. Como não se trata de iluminação comum e sim por laser, as projeções conseguem ficar muito bem definidas até em ambientes com alguma luz. Fora isso, como o projetor fica praticamente junto da parede, você não verá a cabeça de ninguém passando na frente da imagem ou aquelas poeirinhas voando no meio da sala.

A resolução nativa do projetor Ultra Short Throw da Sony é de 4096x2160. Ainda assim, ele conta com um sistema de conversão que pode reproduzir 720p ou 1080p sem qualquer perda de qualidade, algo que costuma acontecer em TVs tradicionais. Isso porque você tem total liberdade para alterar o tamanho da sua tela, que vai de 66’’ até 147’’, sem imagens distorcidas. Esse tamanho depende da distância do projetor da parede. O aparelho ainda conta com lentes que conseguem dar zoom em qualquer coisa em até 1.6x.

Você não precisa de um Home Theater

Esse aparelho que você vê nas imagens ainda tem alguns truques na manga. Ele conta duas caixas de som integradas, que podem ser separadas do conjunto se você achar necessário. Ao lado dessas caixas existem ainda dois armários com tampa, para que você coloque todos os seus eletrônicos, como leitores de DVD e BD, consoles para video game, decoders de TV e tudo mais o que você quiser ligar no seu projetor. Com isso, tudo fica escondidinho e sua sala será mais elegante. Sem cabos e sem aparelhos de cores diferentes na estante.

Para ligar todos esses equipamentos, o superprojetor possui quatro portas HDMI, uma entrada RJ45 e conexões USB. O aparelho ainda pode lidar com calibração de cor e luz automática, suporte para imagens em 3D e várias outras funções exclusivas. A Sony não explica, entretanto, se haverá compatibilidade para sistemas de streaming de vídeo em 4K, como o Netflix, que já testa o sistema.

Ele pode ser montado da forma que você quiser. (Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

A fabricante também não comenta qual é a distância mínima que o projetor precisa ficar da parede. Ainda assim, como podemos ver nas imagens da CES 2014, onde o aparelho está sendo exibido, não parece ser muita coisa. O projetor deve ser lançado na metade deste ano custando algo em torno de US$ 30 e 40 mil. Não há informações sobre quais países receberão esse projetor logo no lançamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.