CES 2013: veja tudo o que rolou de melhor [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: CES 2013: veja tudo o que rolou de melhor [vídeo]

A CES 2013, a maior feira de eletrônicos do mundo, chegou ao fim. Entre os dias 8 e 11 de janeiro, mais de 3,2 mil expositores apresentaram uma série de novidades ao público que circulou pelos pavilhões da CES International em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Durante os últimos dias, você conferiu aqui no Tecmundo mais de 200 notícias relacionadas à feira. Além disso, nossa cobertura em vídeo, disponível em nosso canal do YouTube, também traz dezenas de novidades que marcaram um dos eventos mais importantes do mundo da tecnologia.

Separamos aqui os principais lançamentos apresentados e os produtos que ditarão tendências e, certamente, serão notícia em 2013. Vale a pena conferir.

NVIDIA: o grande destaque

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Sem dúvida, a empresa que mais trouxe novidades e chamou a atenção do público na CES 2013 foi a NVIDIA. A companhia realizou uma conferência na noite de 6 de janeiro, antes mesmo dos anúncios das demais empresas, que deixaram as suas atividades para o “dia de imprensa”, marcado para 7 de janeiro.

Jen-Hsun Huang, o CEO da empresa, subiu ao palco do hotel The Palms, e revelou o lançamento do Tegra 4, que conta com CPU A15 de 4 núcleos e chip de processamento gráfico de 72 núcleos, além de um modem 4G LTE embutido. O novo processador permitirá ainda imagens em HDR processadas a cada 0,2 segundo, contra 2 segundos da atual geração.

A surpresa da noite ficou por conta do Shield, uma espécie de console portátil que tem o Android como sistema operacional. O novo dispositivo, ainda sem data oficial de lançamento, permitirá que você jogue em qualquer lugar games para PC, inclusive aqueles adquiridos pelo Steam.

Samsung: um show à parte

(Fonte da imagem: Reprodução/Samsung Tomorrow)

Como já era de se imaginar, a Samsung não trouxe para a CES 2013 o esperado Galaxy S4, uma vez que o smartphone deve ganhar um evento próprio para o seu anúncio oficial. Contudo, com um grande número de novidades e um dos maiores stands da feira, a Samsung foi a empresa que mais atraiu a atenção do público.

As TVs com processador quad-core e o novo sistema de controle por voz foram alguns dos destaques. As telas OLED, curvas ou normais, com resolução 4K também marcaram presença. Por fim, uma linha completa de eletrodomésticos inteligentes também foi apresentada, mostrando que essa deverá ser uma tendência nos próximos anos.

Novas tendências: telas OLED 4k

(Fonte da imagem: Reprodução/TechRadar)

Praticamente todas as grandes empresas que estiveram na CES 2013 apresentaram TVs entre os seus lançamentos. As telas OLED foram as que mais chamaram atenção, com modelos de 55 e 56 polegadas. A resolução de imagem adotada a partir de agora nos modelos de ponta será a Ultra HD (ou 4K).

Samsung, LG, Panasonic, Sharp e Sony se destacaram nesta categoria. No caso da Samsung e da LG, outra atração foram as telas curvas, que simulam o formato das salas de cinema “stadium”, perfeitamente adaptáveis para a exibição de conteúdos em 3D.

Novas tendências: eletrodomésticos inteligentes

(Fonte da imagem: Reprodução/Samsung)

Outra tendência que deverá se tornar realidade para muitos nos próximos anos é a dos eletrodomésticos inteligentes e completamente integrados a smartphones e tablets. A CES 2013 assistiu a um desfile de máquinas de lavar roupa, secadoras, geladeiras, fogões e aspiradores de pó com sistema operacional Android.

Empresas como Samsung e LG parecem estar à frente nesse quesito e não pouparam esforços para mostrar como será a integração entre os aparelhos nas residências. No novo mundo conectado, será possível até mesmo assistir às limpezas do seu aspirador de pó quando você estiver distante.

Outras novidades para ficar de olho

Nem só de empresas gigantes vive a CES 2013. Algumas surpresas que pudemos conferir nos corredores da feira foram algumas tecnologias que nos deixaram bastante impressionados. É o caso do Tobii, um sistema de reconhecimento que permite utilizar os olhos como mouse. Ainda em fase experimental, o projeto foi escolhido entre as melhores novidades da feira.

Já a Panasonic trouxe um fone de ouvido Bluetooth que utiliza os ossos para conduzir as ondas sonoras até o ouvido. Em caráter inédito, o produto foi apenas apresentado, não sendo possível comprovar a sua eficácia. Entretanto, a promessa é que ele reduza drasticamente os ruídos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

A Razer também apresentou um produto que encheu os olhos dos visitantes, o tablet Edge. Como a companhia anunciou, este é um dos primeiros modelos do dispositivo voltado para gamers, contando com configurações robustas para rodar os principais jogos do mercado. Além disso, é possível conectar joysticks USB e controles especiais para o tablet.

Por fim, em se tratando de smartphones, a principal novidade apresentada foi o Xperia Z. O modelo mais potente da Sony impressionou os visitantes com sua tela de 5 polegadas e processador quad-core Snapdragon S4, 2 GB de RAM e câmera traseira de 13 megapixels.

.....

Para conferir absolutamente tudo que rolou na CES 2013, visite a nossa página especial do evento neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.