Primeiras impressões: Ubuntu for Phones

1 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: Ubuntu for Phones

Uma das atrações da CES 2013 para quem visitava o stand da Canonical era a possibilidade de conferir de perto o Ubuntu for Phones, o novo sistema operacional mobile anunciado pela empresa. Em um smartphone Nexus formatado, o novo SO foi instalado e a primeira impressão que ele deixou foi das melhores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Visual elegante

Dispensando completamente o uso de botões, todas as funções podem ser acessadas a partir de comandos na tela. Ao deslizar o dedo para a direita, um menu lateral é revelado, mostrando os apps favoritos, que podem ser configurados como um menu de acesso rápido.

Outro ponto positivo é a possibilidade de mesclar apps nativos e web apps, como se ambos fossem uma coisa só. A transição entre as telas é bem fluída e é possível acessar menus específicos deslizando o dedo a partir do topo da tela para o meio ou a partir da parte de baixo para cima.

Ainda indisponível

Vale lembrar que o Ubuntu for Phones (nome oficial que será adotado segundo informações da empresa) ainda não está disponível para download e não há previsão para que isso aconteça. Em um primeiro momento, a preocupação maior é angariar desenvolvedores para criar aplicativos para a plataforma.

Infelizmente, ainda não há muitos apps disponíveis, apenas os desenvolvidos pela Canonical e empresas parceiras para o anúncio oficial. Contudo, pelos poucos minutos em que tivemos contato com o software, já foi possível perceber que ele realmente pode entrar pra valer na briga pelo mercado de SOs mobile.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.