CES 2012 na opinião do Tecmundo [diretamente de Las Vegas]

4 min de leitura
Imagem de: CES 2012 na opinião do Tecmundo [diretamente de Las Vegas]

5 dias, mais de 160 mil metros quadrados,  3.100 expositores, 8 energéticos, 15 garrafinhas dágua e 2 nerds que estão felizes, apesar dos pés detonados. A CES 2012 chegou ao fim, mas este foi apenas o prelúdio de um ano que promete novos gadgets e tecnologias alucinantes.

Microsoft, LG, Samsung, Motorola, Sony e outras grandes empresas estiveram presentes na maior feira de tecnologia do mundo. Você acompanhou aqui no Tecmundo os principais lançamentos e novidades. Mas afinal, o que nós achamos da CES 2012?

O melhor gadget

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A decisão pelo melhor produto da feira foi unânime e nem precisamos discutir o tema: o televisor 3D de 84" Ultra Definition da LG é o gadget que gostaríamos de levar para casa. Sem dúvidas, esse é o melhor 3D que nós já vimos na vida e a qualidade da imagem beira a perfeição -- pelo menos nos parâmetros que temos hoje. Provavelmente nunca teremos uma TV desse tamanho em casa, mas só admirá-la por alguns minutos já nos tornou pessoas mais felizes. É sério.

A melhor tecnologia

Arremessar um celular em um balde dágua não é mais loucura, graças à tecnologia da HzO. A proteção invisível de nanomoléculas impermeabiliza circuitos e conectores dos gadgets, impedindo que a água ou o vapor estraguem o aparelho. Na teoria e na prática, a tecnologia WaterBlock é simplesmente fantástica! Esperamos de verdade que alguma fabricante se interesse por ela e coloque a prova dágua como característica padrão em seus produtos.

As maiores decepções

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ok, aí ficamos na dúvida entre Motorola, Microsoft e Polaroid. A Motorola apresentou apenas o Droid RAZR MAXX, o MotoAct, sistema que controla atividades físicas, e um ou outro produto que já havia sido lançado.

A Microsoft, em seu último ano de CES, largou os bets e não trouxe nada de novo. Reapresentou o Windows 8 -- falou tudo o que todo mundo já sabia --, demonstrou Windows Phones -- que todo mundo já viu -- e deixou que os visitantes brincassem no Kinect e no Xbox - que todo mundo já testou. O keynote do Steve Ballmer então… Pura enrolação! Mais de 90% de todas as informações ali apresentadas já haviam sido divulgadas antes. Um blablabla sem fim.

Por último e ainda pior foi a Polaroid: não se contentando em se apoiar sobre um modelo de câmera que não é mais produzido há anos, a empresa resolveu apostar nos tablets, trazendo para feira uma linha de gadgets horrorosa e sem pé nem cabeça.

Tendências para 2012

Ultrabook Z430 14" da LG. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Não é novidade que os tablets e ultrabooks dominarão o mercado em 2012. A CES, no entanto, deixou isso ainda mais claro, além de mostrar para a gente que o iPhone é mais forte do que pode parecer. Pelo menos nos corredores da feira, de cada 10 pessoas, 7 usavam iPhone.

A tendência se confirma ao passear pelo iLounge, uma área da feira especialmente destinada aos iGadgets. Capinhas, cabos especiais e tranqueiras dos mais variados tipos estavam prontos para servir aos usuários da Maçã. Os smartphones Androids são poderosos e estão nos estandes das principais marcas. No entanto, é da Apple que o pessoal daqui parece gostar mais.

LG, Toshiba, Samsung: todos tinham um ultrabook para mostrar. Uns menores, outros maiores, mas todos eram produtos com boas configurações de hardware e design que podem sim facilitar o dia a dia dos usuários. Alto desempenho em laptops finos e leves: isso já é possível.

Tablet no estande da Motorola. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Quanto às tablets, a onda apenas continua. Em cada estande da CES, do menor ao maior, tinha uma tablet. Fosse para apresentar uma tecnologia ou para promover capas especiais, os tablets dominaram a CES. Apesar de não termos nenhum grande lançamento destes gadgets, marcas como a Coby anunciaram sua entrada no mercado. Isso dá espaço para preços e produtos mais competitivos. Obviamente, quem ganha somos nós.

CES 2012 pelos Editores do Tecmundo

Gustavo Bonato Abrão - Gerente do Núcleo de Tecnologia

Nunca esquecerei as telas OLED com resolução 4K que vi na feira. Jamais. Seja o preto estonteante da Super OLED da Samsung ou o 3D absurdo da tela de 84 polegadas da LG, qualidade de imagem nunca esteve tanto em alta. De brinde, a Sharp nos presenteou com a primeira televisão 8K, que já tinha sido apresentada na IFA 2011, mas mesmo assim valeu a pena dar uma conferida.

Gustavo testa protótipo de painel interativo da Kia. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para quem já veio ano passado, confesso que esperava um pouco mais, uma vez que grande parte dos produtos foram anunciados meses atrás. Me chamaram atenção também o projeto esquisitão Razer Fiona, os celulares à prova d`água da Fujitsu e a chegada dos chip Intel aos celulares e tablets.

Os ultrabooks e o sistema operacional Windows 8 também merecem ser lembrados. Mas parabéns mesmo foi para a melhor máquina existente na Terra: o corpo humano. Depois de andar vários quilômetros por tantos dias, enfrentar filas e pavilhões lotados, consegui sobreviver!

Bruna Rasmussen - Coordenadora de Tecnologia

Poucas coisas novas foram apresentadas na CES 2012. A maioria dos gadgets e tencologias já estavam presentes na IFA 2011, realizada em setembro na Alemanha e na edição anterior da CES. Mesmo assim, é sempre bom respirar esse ar de novidade e empolgação que encontramos pelos corredores da feira.

A Microsoft, em seu último ano, pareceu estar apenas cumprindo tabela, o que foi extremamente decepcionante para quem esperava por novidades e mais uma prova do Windows 8. E o 3D da LG? Deuses da tecnologia, acudam! Acho que eu não vou conseguir mais olhar para a TV da minha sala depois disso.

.....

Mais uma CES acabou e o ano da tecnologia pode, então, oficialmente começar. Esperamos que tenham curtido a cobertura do Tecmundo e até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.