Conferência Intel: processadores cada vez mais rápidos quebram a Lei de Moore

2 min de leitura
Imagem de: Conferência Intel: processadores cada vez mais rápidos quebram a Lei de Moore

O primeiro dia da CES 2010 estava quase terminando, quando Paul Otellini, CEO da Intel, subiu ao palco para apresentar as novidades da empresa.Você já ouviu falar na Lei de Moore? Esta profecia que diz que, a cada 18 meses, os processadores dobram a sua capacidade e permanecem com o mesmo preço.

Eventualmente, a Intel está prestes a quebrar a regra, lançando processadores mais rápidos em um intervalo de tempo ainda menor. Foi aí que Otellini começou a contar parte da evolução dos computadores pessoais.

Intel

3D

Nos últimos três ou quatro anos, o grande hype do mercado estava na alta definição. Mas, como você já pode ver em outras conferências da CES 2010, o foco de hoje está no tridimensional. Televisores 3D, blu-ray 3D e computadores. Este é o futuro. Segundo o CEO,  mais de 50 filmes serão lançados em 3D ainda este ano, sem contar os eventos esportivos e shows. Sendo assim, a Intel não pode ficar de fora.

Utilizando um Dell Alienware com um processador Intel Core i7 e uma câmera 3D, Otellini utilizou um software especial e mostrou que é possível fazer um filme tridimensional sem sair de casa. O Core i7 suporta alta definição e cria filmes com a mesma qualidade daqueles feitos em um estúdio de verdade.
Intel Wireless Display

USB 3.0: ela pode ser rápida e flexível, mas não chega nem perto da nova tecnologia da Intel para a transferência de arquivos. A Intel Wireless Display, conhecida como WiDi, é capaz de integrar PCs e televisores em um piscar de olhos.

Televisor e PC juntos.


A WiDi requer um laptop com um dos novos processadores Intel, gráficos Intel de alta definição e Intel Centrino wireless com a Intel MyWiFi habilitada. 

Além disso, o laptop precisa estar com a WiDi já instalada. Para finalizar, um adaptador deve ser conectado na saída HDMI ou AV do televisor. A princípio, parece um tanto quanto complicada, mas, segundo Otellini, a WiDi é uma tecnologia bastante promissora. AppUp Center

Foi anunciada também a nova app store da Intel, que promete disponibilizar aplicativos para os sistemas operacionais Windows e Linux. Nenhuma informação extra foi divulgada e novidades devem ser apresentadas durante os próximos meses. Além dos aplicativos para computadores, a AppUp Center deve trazer alguma relação com televisores. Afinal, é bastante clara a proposta da Intel de integrar computadores a outros eletrônicos.
Processadores

A Intel é processador. Portanto, uma conferência não estaria completa antes de anunciar as novidades: são 33 novos chips que serão vendidos aos fabricantes ainda em Janeiro. Produzida com 32 nanômetros, a série Core promete estar ainda mais poderosa - cerca de 2x mais rápida que a anterior.

Novos processadores.


A linha consiste, agora, nos modelos i3, i5 e i7, cuja potência varia entre 1.06 a 3.73 GHz. Sentiu falta do Core 2 Duo? Pois é, ao que tudo indica, este modelo já era. A linha Centrino, por sua vez, foi atualizada e agora pode se conectar à nova rede 4G - conhecida também por WiMax.

Otellini fez bonito em sua conferência e, mesmo com um número reduzido de anúncios, deixou o público satisfeito. A Intel quer ser o cérebro de todos os eletrônicos e, se continuar assim, conseguirá! Continue ligado nas novidades da CES 2010 no portal Baixaki!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.