Videoconferência em alta definição, o Skype na geração HD

1 min de leitura
Imagem de: Videoconferência em alta definição, o Skype na geração HD

O Skype já foi sinônimo de telefonia pela internet, pois quando surgiu sua função primordial era a de permitir que pessoas com computadores distantes pudessem conversar por voz, mas sem gastar dinheiro com conta telefônica. Bastava que ambos possuíssem acesso à internet, um microfone e dispositivos de reprodução de áudio.

De 2002 (ano do lançamento oficial) até hoje, muita coisa mudou. O serviço deixou de ser apenas um cliente voIP para ser também um cliente de chat e um software para videoconferências, ou conversar por webcam, como ficou mais popularizado, devido à utilização de seus milhões de usuários.

Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos, o Skype deixou de ser um programa integrante apenas dos computadores, para ser também integrado aos smartphones e alguns outros celulares compatíveis com sua tecnologia. Agora em 2010, outro tipo de eletrônico também será tomado pelo programa: as televisões.

Utilizando os novos recursos de conexão à internet que muitos televisores vêm ganhando, o Skype 4.2, que será lançado nos próximos meses, permitirá que as conversas por vídeo ganhem nova configuração, muito mais definida, com qualidade digital total, sem os pixels estourados e os menos de 2 megapixels oferecidos pelas webcams que são vendidas atualmente.

Imagem de divulgação do Skype 4.2

O software funcionará em consonância com as câmeras vendidas pelo site do Skype. Essas câmeras serão compatíveis com vários televisores, as fabricantes LG e Panasonic já confirmaram parcerias com o Skype e deverão incluir as tecnologias necessárias em vários modelos que já estão sendo, ou que serão comercializados no decorrer de 2010, ao menos espera-se que seja feito algum anúncio referente durante a CES.

Essa novidade promete esquentar o mercado, porque apesar de o Skype (incluindo esse novo serviço) ser gratuito, os televisores, câmeras e acessórios necessários para rodar videoconferências com resolução 720p não devem ser muito baratos, além disso, as conexões com a internet também devem ser velozes e, serviços velozes, custam mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.