Os 5 melhores aplicativos de Media Center

4 min de leitura
Imagem de: Os 5 melhores aplicativos de Media Center

(Fonte da imagem: Reprodução / Baixaki Tecmundo)

Com discos rígidos cada vez mais cheios de filmes, seriados, fotos e músicas, é correto falar que computadores estão se tornando o centro de tudo que é relacionado à mídia em nossas residências. Só que, mesmo com essa possibilidade, existem aqueles que preferem a boa e velha TV da sala para assistir a um filme ou à sua série favorita.

Arrumar um meio de ligar o computador em uma TV é meio caminho andado para unir esses dois mundos, mas ainda falta algo para fazer com que a experiência fique mais completa e organizada. Para isso, existem os aplicativos de Media Center.

Esses programas reúnem vídeos, imagens, jogos e músicas em um ambiente agradável e de fácil acesso, para que até quem não tem ideia de como mexer em um computador poder navegar, assistir, jogar ou ouvir o que quiser no conforto da sua sala.

Nós listamos cinco aplicativos com esse fim. No momento, por diversos motivos, eles podem ser considerados os melhores, mas isso não impede que outros possam assumir um lugar nesta lista. Tudo vai do seu gosto pessoal.

Windows Media Center

(Fonte da imagem: Reprodução / Microsoft)

Presente nas versões Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7, o Windows Media Center é a solução da Microsoft para os centros de mídia. O aplicativo lê arquivos de vídeo e áudio tipo 3GP, AAC, AVCHD, MPEG-4, WMV e WMA, assim como a maioria de arquivos AVI, DivX, MOV e Xvid.

Caso o seu computador tenha uma placa de captura de vídeo, é possível gravar, através do Windows Media Center, programas de TV, assim como acompanhar a programação dos canais pelo aplicativo. Por ser um programa pré-instalado com o sistema operacional, pode ser uma boa pedida para os usuários menos exigentes.

MediaPortal

MediaPortal tem uma vantagem em cima do WMC pelo fato de ser um programa com código livre, ou seja, está em constante evolução graças à sua comunidade de usuários. Assim como o media center da Microsoft, é possível gravar programas de TV, desde que seu computador conte com uma placa de captura de vídeo.

Por ser um programa aberto, o MediaPortal apresenta uma grande quantidade de plugins que podem ser instalados, adicionando funções que o aplicativo não possuía anteriormente. MediaPortal também apresenta suporte para diversos modelos de controle remoto.

(Fonte da imagem: Reprodução / Baixaki Tecmundo)

Além das habituais funções de reprodução de áudio, vídeo e imagens, MediaPortal ainda conta com visualizações atualizadas do clima (é necessária uma conexão com a internet) e mini games, como Tetris e Sudoku.

Plex

Além das funções habituais que outros centros de mídia oferecem, Plex traz a possibilidade de assistir vídeos da internet, vindos de sites como YouTube e Vimeo.

Caso você tenha alguma mídia compactada em um arquivo ZIP ou RAR dividido em várias partes, o Plex consegue identificá-la e reproduzi-la normalmente. O aplicativo também reproduz mídia para outros aparelhos, como PlayStation 3, Xbox 360 e Smart TVs.

(Fonte da imagem: Reprodução / Plex)

Assim como o Media Portal, o Plex também exibe informações sobre o clima e notícias do mundo. Essas funções necessitam de uma conexão ativa com a internet para funcionar e podem ser configuradas por você.

TVersity

TVersity, assim como Plex, tem a capacidade de reproduzir áudio, vídeos e imagens e enviá-los, já codificados, para outros aparelhos, como video games, celulares e tablets.

(Fonte da imagem: Reprodução / Baixaki Tecmundo)

Com o TVersity, também é possível assinar a feeds RSS de podcasts, que podem ser baixados e ouvidos diretamente no programa.

Assim como Plex e MediaPortal, é possível baixar plugins e codecs que deixarão a experiência de uso do aplicativo cada vez melhor.

XBMC

(Fonte da imagem: Reprodução / XBMC)

Deixamos o melhor aplicativo de media center (na nossa opinião) para o final. O XBMC é, talvez, o mais completo programa de gerenciamento de mídias na atualidade, contando com uma interface bonita e intuitiva, codecs e plugins que adicionam funções que só melhoram a experiência de assistir a algum filme ou ouvir uma música na sua casa.

Além de contar com diversos plugins que permitem que o programa reproduza todo o tipo de arquivo de vídeo, imagem e áudio encontrados na atualidade. O XBMC também possibilita a reprodução de arquivos em alta resolução, assim como apresenta suporte para legendas externas.

(Fonte da imagem: Reprodução / XBMC)

Com as músicas, é possível conectar o programa à rede social musical Last.Fm, enviando informações sobre o que você ouve para lá. Da mesma forma, você também pode conseguir imagens e descrições de artistas vindos diretamente da rede social.

Também existem plugins para diferentes visualizações durante as músicas, assim como a possibilidade de buscar a letra das melodias que estão sendo reproduzidas.

Além de criar slideshows com as fotos disponíveis no seu computador, você pode verificar informações EXIF das imagens.

(Fonte da imagem: Reprodução / XBMC)

É possível alterar o layout do XBMC, baixando diversos skins disponíveis no site oficial do projeto. O único problema do programa é o fato de que ele pode não funcionar tão bem em computadores com uma configuração mais modesta, já que as diversas funções demandam muito processamento da máquina.

....

E aí, o que você achou? Já utilizou um desses aplicativos? Acha que existe outro programa que deveria estar aqui? Conte-nos um pouco mais nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.