Os milhões de usuários do Opera Max ajudaram ao fornecer dados para uma pesquisa importante (e preocupante) na área de dispositivos móveis. De acordo com o relatório da empresa, aproximadamente 30% de todo o seu pacote de dados de internet móvel é usado por aplicativos que continuam ativos em segundo plano.

Facebook Messenger e Gmail são os aplicativos que mais consomem dados, com cerca de  73% do uso em segundo plano. Já Google Drive e WhatsApp consomem mais de 50% de dados nesse mesmo caso. Se você está em dúvidas, o tal "segundo plano" se refere a tarefas como sincronização de email, anúncios de pré-busca, artigos e feeds — ou seja, apps operando mesmo sem estarem em uso por você  no momento.

Segundo o gerente de produto da Opera Software, Sergey Lossev, isso é o mesmo que desperdiçar R$ 1 para cada R$ 3 que você usa no pacote de dados. O problema é ainda maior porque as pessoas não sabem que esse alto consumo acontece, muito menos que o funcionamento em segundo plano pode ser gerenciado ou até bloqueado, evitando os gastos.

Uma solução

Pensando nesse mercado, a empresa acaba de lançar a função Smart Alerts para o Opera Max, o app de gerenciamento de planos 3G e 4G da Opera Software. Ela ajudará na gestão de dados rodando em segundo plano, além de trazer dicas interessantes e sugestões que reduzem esse consumo.

 

A Smart Alerts identifica automaticamente os aplicativos que consomem muitos dados em segundo plano, alerta você pelo Opera Max e inicia o gerenciamento caso o consumo seja acima de 10 MB por semana. Se você curtiu a novidade, pode baixar o Opera Max na Google Play por este link.

Você sente que os apps em segundo plano consomem muito do seu plano de dados? Comente no Fórum do TecMundo