Como fazer seu Android/iPhone como modem [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer seu Android/iPhone como modem [vídeo]

Smartphones são gadgets indispensáveis não apenas para fazer e receber ligações ou enviar mensagens. Os aparelhos são verdadeiros computadores, com direito a acesso à internet e aplicativos poderosos.

Aproveitando seu smartphone e os pacotes de dados das operadoras, você pode navegar na internet mesmo em locais que não contam com redes Wi-Fi disponíveis. O legal é que, dessa forma, você ainda pode utilizar o aparelho como modem, acessando emails e sites em qualquer computador ou outros aparelhos, em qualquer lugar.

Sabendo que transformar o celular em roteador é uma tarefa muito útil, criamos este tutorial com os passos necessários para configurar os aparelhos e navegar na internet usando o 3G do telefone móvel.

Use o 3G do celular no computador

Pré-requisitos

Antes de mexer nas opções do celular, fique atento aos pré-requisitos necessários para que os passos apresentados no tutorial possam ser realizados sem problemas. Você vai precisar de:

  • Pacote de dados
  • Conexão 3G
  • Sistema operacional com suporte à função

Vale lembrar que, mesmo com as dicas apresentados neste tutorial, alguns celulares podem apresentar problemas no compartilhamento da internet devido a erros de configuração da rede. Nesses casos, o melhor a fazer é procurar a operadora para que as modificações necessárias sejam realizadas corretamente.

Cuidado para não pagar a mais pelo serviço

É importante saber exatamente o que o seu plano de dados permite ou não fazer. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis quando a conta de celular chegar a sua casa. Caso não saiba todas as informações do plano, é aconselhável ligar para a operadora e esclarecer todas as dúvidas.

Ativando as configurações

No iPhone

A configuração para transformar o iPhone em hotspot é bem simples. O primeiro passo é ativar o 3G no aparelho. Em seguida, acesse a opção “Ajustes” e selecione “Acesso Pessoal”. Na tela seguinte, ative o compartilhamento e defina uma senha para o acesso à internet do seu celular.

Configurando o iPhone

O iPhone ainda permite utilizar o Wi-Fi, Bluetooth ou a conexão USB para compartilhar a conexão 3G com outros aparelhos. Então, basta ativar o Wi-Fi (ou outra tecnologia) do seu computador, selecionar o iPhone na lista de serviços de rede e navegar na internet.

No Android

Transformar seu gadget em hotspot no Android é bastante similar ao iOS. Tudo o que você precisa é partir para o menu de configurações e escolher a opção “Conexões sem fio e rede”. Então, encontre na lista “Roteador Wi-Fi e Modem” e, no menu que aparece, selecione “Roteador Wi-Fi”.

    

Então, confirme a transformação do aparelho em roteador e, se preferir, altere as configurações, mudando nome e senha da rede. Assim, você também tem total controle sobre quem está usando seu plano de dados para acessar a internet.

    

Caso seu smartphone com Android não conte com a opção nativa de criar pontos de acesso, você pode usar aplicativos específicos, como o Quick Settings, que vão ajudar você na tarefa, configurando seu smartphone com poucos toques na tela.

Demais sistemas

As configurações de rede normalmente seguem um padrão lógico, independente do sistema operacional utilizado. Isso significa que, se você sabe como ativar e desativar o Wi-Fi de um SO, não terá grandes dificuldades em fazer isso em outro.

Geralmente, os aparelhos trazem uma opção no menu chamada “Configurações” ou “Personalização”. Como os nomes sugerem, elas abrigam diversas configurações do sistema, inclusive aquelas que estão relacionadas com a rede.

Alguns gadgets são mais complicados, mas em linhas gerais, é na tela “Configurações”, opção “Wi-Fi” ou “Conexões” que você encontra tudo de que precisa para ativar a internet do seu celular e compartilhá-la com outros aparelhos.

.....

Esperamos ter ajudado com este tutorial. Não se esqueça de enviar seu comentário com dúvidas e dicas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.