6 dicas simples para melhorar o sinal de seu celular rapidamente

3 min de leitura
Imagem de: 6 dicas simples para melhorar o sinal de seu celular rapidamente
Imagem: No Camels
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Ter problemas com o sinal de nosso celular atualmente é algo extremamente comum. Mas, enquanto muitos deles são causados por algo tão óbvio quanto entrar em um túnel (e, por sua vez, são resolvidos com a mesma facilidade), outros são mais... Persistentes, digamos assim, mostrando-se um problema constante nas mais diversas situações.

Embora isso seja sim algo bastante incômodo, o fato é que, em muitos dos casos, resolver esse problema pode ser incrivelmente fácil, sem a necessidade de aplicativos, softwares complicados, enormes tutoriais nem nada parecido. Basta seguir as dicas da lista abaixo:

1- Ligar e desligar o Modo Avião

Não é exatamente incomum deixar o sinal de seu celular confuso ou mesmo travado por culpa de uma sequência rápida de trocas entre áreas com ou sem recepção. Mas às vezes isso pode ser resolvido simplesmente ligando o “Modo Avião” de seu aparelho e desligando-o pouco depois, quando estiver em um local com sinal. Fazer isso força seu smartphone a buscar a rede telefônica e, por sua vez, pode acabar com a falha ocorrida.

2- Abra a janela

Assim como ocorre com o sinal de seu WiFi, que pode ser bloqueado pelos objetos mais inusitados, seu sinal de telefone pode ser impedido por completo por janelas, cortinas e persianas. Por isso, quando quiser melhorar um pouquinho a recepção de seu celular, simplesmente abrir as janelas do local pode fazer toda a diferença.

Metro

3- “Para cima e avante!”

Se uma simples cortina pode causar todo esse problema, então quem dirá uma enorme parede de concreto dos prédios próximos ou mesmo de outros elementos como árvores, colinas e afins. Uma vez que não há como tirar esse tipo de objeto do caminho, o jeito, muitas vezes, é subir: vá para um andar mais alto ou procure o ponto que o deixe mais elevado possível; quanto mais “limpo” o caminho entre seu celular e a antena mais próxima, melhor.

Também não precisa fazer como esse cara... Mas ele com certeza deve ter uma boa recepção de sinal.

4- Adeus, case

Sabe aquele seu novo case lindo, cheio de enfeites, lantejoulas, brilhos e todo o tipo de penduricalho, que você comprou pouco antes de seu aparelho começar a ter problemas de sinal? Pois é... Talvez a culpa não seja do seu celular.

Mesmo as cases mais simples não estão livres de trazer problemas para a recepção de antena de seu aparelho. Logo, você pode tentar retirar o acessório de seu celular e ver se isso faz alguma diferença – apenas tome cuidado dobrado para não deixá-lo cair, é claro.

Sim, isso é um case de celular. E não, essa não é a melhor maneira de protegê-lo - ou de garantir uma boa recepção de sinal para seu aparelho

5- Atenção para os pontos cegos

Por vezes, não são apenas os prédios vizinhos, as árvores próximas, as paredes espessas de sua casa, nem outros objetos ou o fato de você estar nas chamadas “Áreas de Sombra” da antena mais próxima de sua operadora: é comum que tudo isso, em conjunto, crie áreas em sua casa sem qualquer recepção de sinal.

Felizmente, é raro que toda uma casa seja completamente desprovida de sinal. Então é só pegar o celular e ficar atento aos pontos onde a recepção desaparece por completo – você pode, inclusive, utilizar apps para analisar essas informações com precisão. Assim, sabendo onde eles estão, é só evitá-los.

6- Bluetooth amigo

Seguiu o passo anterior com toda a atenção do mundo e descobriu que toda a sua casa é uma gigante área de sombra, exceto em cima da geladeira ou outro lugar improvável? Para casos como esse, o melhor é deixar o aparelho ali mesmo e utilizar um dispositivo bluetooth (um fone de ouvido, por exemplo) para ouvir músicas e atender ligações.

Algo simples como o Moto Hint, por exemplo, é leve, discreto e não vai atrapalhar na maioria das tarefas

Obviamente, isso não resolve seu problema se você quiser navegar pela internet usando o 3G, mas a única solução para isso seria mudar de casa.

Se tudo mais falhar...

Está bem. Você tentou de tudo e mesmo assim, nada resolveu? Nesse caso, é bem provável que se trate de uma falha de seu próprio celular ou, se isso não se limitar ao seu aparelho, que vocês estão dentro de um gigante bloco de chumbo. Brincadeiras à parte, mesmo isso pode ser resolvido, de certa forma: é só utilizar apps que não dependam de seu sinal de telefone, como Skype, WhatsApp, Viber ou o que quer que você e seus amigos costumem usar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.