Versão Beta do OS Sailfish 2.0 já está disponível para aparelhos da Jolla

1 min de leitura
Imagem de: Versão Beta do OS Sailfish 2.0 já está disponível para aparelhos da Jolla
Imagem: MyTechBits

Apesar de não ser muito conhecida no mercado, a Jolla tem aprimorado o sistema operacional de seus aparelhos mobile. Para quem não conhece, a marca é formada pelos ex-funcionários da Nokia, que já criou smartphones e tablets com campanhas no Kickstarter.

A novidade da vez é a atualização do OS da empresa, chamado de Sailfish, para a versão 2.0. Apesar de ainda estar em Beta, a atualização aprimora o desempenho e traz novidades interessantes para os usuários. O grande destaque fica na reestruturação da interface para atrair um novo público.

A companhia adicionou também atalhos para diversos widgets e para o menu principal – que é possível acessar de dentro qualquer utilitário. Além disso, há mais gestos de controle, como deslizar três dedos para aumentar ou diminuir o volume.

Visual novo e efeito carrossel

O novo design do aparelho se inspira no clássico sistema de carrossel. Esta interface consiste em agrupar as funções mais úteis do dispositivo em uma área principal. Para navegar entre elas, o usuário deve arrastar para esquerda ou para a direita, criando o efeito “roleta” ou carrossel.

Vários ícones e botões foram reformulados, novos idiomas foram adicionados e a câmera consegue gravar vídeos no formato H.264, a extensão utilizada pelo YouTube e outras plataformas de vídeo. Se o OS da Jolla conseguir manter a quantidade de aprimoramentos para o futuro, talvez tenhamos um bom concorrente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.