O smartphone e a etiqueta: quando usar o celular vira falta de educação?

1 min de leitura
Imagem de: O smartphone e a etiqueta: quando usar o celular vira falta de educação?
Imagem: Today

A empresa americana de pesquisa sobre internet, ciência e tecnologia Pew Research Center divulgou dados de uma pesquisa que realizou nos Estados Unidos sobre o uso de smartphones e como ele afeta encontros e situações sociais. O estudo foi realizado com 3.217 adultos, dos quais 3.042 – 94,5% do total – eram usuários de celulares.

82% dos americanos consideram falta de educação sacar o smartphone durante um encontro, uma reunião ou uma conversa casual.

Objeto quase obrigatório de posse da grande maioria das pessoas, os aparelhos celulares ganharam um espaço imenso na vida do ser humano moderno e estão presentes em quase 100% das situações de nossas vidas, inclusive nas que envolvem contato social com outras pessoas.

Smartphone no bolso!

Segundo o Pew Research Center, 82% dos americanos consideram falta de educação sacar o smartphone durante um encontro, uma reunião ou uma conversa casual. Para eles, isso interfere de modo negativo no decorrer da interação social entre as pessoas. Apesar disso, quase que contraditoriamente, 89% dos entrevistados afirmaram que têm o costume de usar o dispositivo quando estão conversando com outras pessoas.

Quando questionados sobre pessoas que usam o celular enquanto caminham em áreas públicas, 77% das pessoas afirmaram que não há problemas nisso.

Porém, existe uma boa desculpa para isso: ao serem questionados sobre o motivo de usarem o smartphone durante um encontro com alguém, 45% afirmaram que utilizam o aparelho para postar fotos ou vídeos feitos durante a interação social, 41% resolveram publicar alguma mensagem em redes sociais sobre o que estava acontecendo naquele momento e 38% buscavam alguma informação na internet que, segundo eles, poderia tornar a conversa mais proveitosa ou divertida.

Nem sempre é falta de educação

Incoerência ou não, o uso do smartphone enquanto se encontra outras pessoas pode ser mal visto pelos olhos dos americanos, a não ser que exista um bom motivo para isso. Além disso, quando questionados sobre pessoas que usam o celular enquanto caminham em áreas públicas, 77% das pessoas afirmaram que não há problemas nisso, mas apenas 38% não acham ruim alguém usar o aparelho em um restaurante enquanto come. Outras situações em que a maioria acha que o uso do celular é aceitável são no transporte público e esperando em alguma fila.

Outras informações sobre a pesquisa podem ser encontradas nesta página.

Você acha que usar o celular durante uma conversa ou um encontro de amigos é falta de educação? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.