Microsoft e Universidade de Oxford criam app de scanner 3D para smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft e Universidade de Oxford criam app de scanner 3D para smartphones

A grande quantidade de pessoas optando por celulares como seus dispositivos principais levou empresas e desenvolvedores a adaptarem suas tecnologias para os aparelhos portáteis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desta vez, quem mostra progresso na área é a equipe da Microsoft Research e da Universidade de Oxford que bolaram um software capaz de captar imagens em três dimensões e realizar a reconstrução volumétrica em tempo real nos smartphones.

Conforme você confere no vídeo que abre esta notícia, através de uma câmera de qualidade intermediária de um celular, o sistema MobileFusion é capaz de identificar objetos de diversos tamanhos e formatos. Há um feedback instantâneo na tela mostrando as informações que o aplicativo está identificando e computando.

De acordo com o documento oficial, o programa usa somente o hardware do celular para realizar o processamento dos dados. Os desenvolvedores ainda afirmam que este método é capaz de realizar a digitalização até dez vezes mais rápido que outras tecnologias similares, graças à combinação de trabalho entre processador e chip gráfico.

Além de poder captar a imagem em 3D, o usuário ainda terá a opção de compartilhar os resultados com os amigos. Na demonstração, Pedro Ondrúška, um dos responsáveis pelo projeto, utiliza um aparelho da Apple, mas a equipe já afirmou que a tecnologia deve funcionar em outros modelos, apesar de que não foi revelado quais sistemas receberão o software.

Por enquanto, o MobileFusion não está disponível nas lojas de aplicativos, já que a tecnologia ainda precisa de retoques, mas o lançamento deve acontecer em breve. Você gostaria de ter um app desses em seu celular?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.