Especialistas descobrem como grampear ligações de modo simples

1 min de leitura
Imagem de: Especialistas descobrem como grampear ligações de modo simples

Apenas um celular simples com firmware alterado

Especialistas de segurança alemães conseguiram uma façanha que coloca em cheque a segurança das redes GSM. Durante um congresso da CCC (Chaos Computer Club), em Berlim (Alemanha), Karsten Nohl e Sylvain Munaut mostraram como grampear qualquer celular de uma estação rádio-base escolhida usando apenas um celular Motorola com firmware de código aberto.

Contudo, isso somente foi possível graças à engenharia reversa feita no aparelho, ocasionada devido a um vazamento não especificado. Além disso, os dois pesquisadores usaram uma tabela Rainbow pronta para realizar a busca (lookup) de números na rede. Isto é, caso você esteja com medo de ter seu número grampeado, saiba que são necessários meses para a criação de uma tabela assim.

Em outras palavras, a brecha de segurança encontrada é um caso bastante específico de difícil reprodução por parte de crackers. Entretanto, isso serve para alertar as operadoras da fragilidade da segurança desta tecnologia, possibilitando a solução do problema antes de ele ser aproveitado por pessoas mal intencionadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.