Que tal presentear seus avós? Conheça os celulares ideais para os velhinhos

5 min de leitura
Imagem de: Que tal presentear seus avós? Conheça os celulares ideais para os velhinhos
Imagem: Catholic Family Services

“Ter o mundo na ponta dos dedos”. Essa é uma das funções que pode ser facilmente executada pelos smartphones da atualidade. É que os aparelhos inteligentes são capazes de rodar uma infinidade de aplicativos; nunca foi tão fácil tirar fotos, ouvir músicas, consultar um mapa ou até mesmo fazer filmes completos utilizando apenas uma plataforma portátil.

Mas nem todo o público consumidor está preparado para fazer uso dos incríveis recursos destes tipos de celulares. Pense em seus avós: será que eles sentiriam a necessidade de fazer login em serviços como Twitter ou WhatsApp? É claro que velhinhos descolados existem por aí – o Facebook, inclusive, foi eleito a rede social preferida dos idosos neste ano (veja mais aqui).

De todo modo, grande parte de quem tem cabelos brancos não está habituada a fazer uso das novas tecnologias. Isso não significa, porém, que nossos avós não podem carregar consigo um celular. Aparelhos móveis capazes de fazer ligações de emergência e traçar a localização do usuário são providenciais às necessidades de idosos.

Botões grandes, recursos simples e tarefas eficientes são algumas das características dos celulares listados a seguir. Confira esta seleção e conheça os modelos ideais a velhinhos que não costumam fazer uso de computadores ou smartphones de última geração.

Emporia Euphoria

Especializada em desenvolver celulares para o público idoso, a companhia australiana Emporia conta com o modelo Euphoria. Botões bastante visíveis, lanterna e tela com alto contraste são os aspectos mais notáveis do aparelho. Este celular conta com conexão Bluetooth que permite, por exemplo, seu emparelhamento junto de players durante a função viva-voz.

A memória externa de Euphoria pode ser expandida por meio de cartão micro SD. Mas, afinal, por que mais capacidade de armazenamento? Acontece que o dispositivo possui câmera de 2 MP. Uma tecla de chamada de emergência facilita a ligação para números de socorro por idosos; é possível cadastrar ainda números de discagem rápida para a família dos usuários.

Maxcom MM461

Tela colorida de 1,8 polegada, teclas grandes, base de recarga fixa e comandos de chamadas por voz são o destaque do MM461. Apesar de não contar com câmera fotográfica, a memória externa deste modelo pode também ser expandida; velhinhos fãs de música podem inserir arquivos de áudio em cartões micro SD de até 32 GB.

Lanterna em LED, lista capaz de armazenar até 300 contatos e botão de emergência são também características do dispositivo. Aplicativos como calculadora, rádio FM, alerta vibratório e conexão Bluetooth podem também ser usados por quem decidir usar o aparelho.

Jitterbug 5

Não apenas um design dedicado ao público idoso é marca deste robusto aparelho. O Jitterbug 5 conta de fato com teclas grandes, display colorido em alto contraste e botões de comandos objetivos (“sim”, “não”, “desligar” e “ligar”). Mas o que se destaca neste celular é seu sistema de chamadas de emergência: por meio do serviço “5Star”, ligações rápidas para números de familiares e também para profissionais de saúde podem ser feitas.

Avós podem cadastrar suas relações de medicações tomadas e demais informações sobre suas condições de saúde (como tipo sanguíneo, por exemplo). Médicos, enfermeiros e especialistas em prestação de serviços de socorro que ficam de plantão durante 24 horas são acionados através da tecla “5Star”. Câmera, viva-voz e até mesmo jogos dedicados à terceira idade são outras das extensões que podem ser usadas.

Snapfon ezTwo 3G

Números grandes em teclas nada discretas, tela colorida com layout dedicado a uma leitura fácil, comandos de volume para viva-voz e conexão Bluetooth. O Snapfon ezTwo, que também conta com ligação 3G, é um celular simples e ideal a quem não busca nada além de funções básicas e úteis ao dia a dia – até mesmo uma lanterna LED faz parte do aparelho.

Apenas os idiomas inglês e espanhol podem ser ativados. Modos alternativos de alarme, uma bateria de longa duração, um botão para chamadas de emergência e uma câmera básica de baixa resolução são outros dos recursos deste aparelho objetivo e eficiente.

Doro PhoneEasy 612

A empresa britânica Doro é outra companhia especializada no desenvolvimento de produtos para idosos. O PhoneEasy 612 é um modelo de celular flip que pode ser encomendado em duas cores (preto e bordô). Um atalho simples permite o uso rápido da câmera de 2 MP do aparelho, que conta com tela colorida. O design ergonômico do dispositivo promete agradar até ao mais exigente dos velhinhos.

O programa In Case of Emergency (ICE) faz com que a discagem a números especiais seja rapidamente feita. Envio de mensagens, calculadora, alarmes e alguns jogos são também recursos do celular. Em modo de espera, o aparelho pode segurar até 533 horas de carga; tecnologias GPSR e Bluetooth podem ser ainda usadas.

Just5 CP10S

O título de celular com cores mais vivas desta lista certamente vai para o Just5 CP10S. O modelo, disponível em oito cores, se destaca também por contar com teclas de números grandes e comandos de atalho bastante simples. O modo de espera é capaz de fazer o CP10S durar por até um mês – em “modo de fala” e uso constante, a bateria dura 8h30.

Equipado também com botão de emergência, outro dos diferenciais do celular diz respeito ao envio simultâneo de até cinco mensagens para números diferentes. Com rádio e lanterna LED, este aparelho se mostra ideal também a quem busca praticidade e segurança.

Kisa

Kisa é um produto que visa atingir dois tipos de público: crianças e idosos. A proposta do aparelho é tão simples quanto seu design: seus usuários podem customizar o modelo com até dez contatos. E acredite: Kisa não possui uma tela convencional. Os nomes são “impressos” em botões mecânicos; para chamar qualquer contato, basta apertar uma tecla.

O botão de chamada de emergência, bem como os comandos de liga/desliga e de volume, estão dispostos na parte traseira do celular; um alto-falante potente promete gerar sons verdadeiramente audíveis aos usuários do aparelho. Uma base fixa fica responsável por recarregar o dispositivo – em modo de espera, a bateria pode durar até sete dias.

....

Os aparelhos mencionados por esta lista foram selecionados com base em artigo publicado pelo PhoneArena. Os sites de algumas das fabricantes podem ser conferidos abaixo, em "Fontes".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.