Nokia desenvolve smartphone que usará ondas sonoras para ser recarregado

1 min de leitura
Imagem de: Nokia desenvolve smartphone que usará ondas sonoras para ser recarregado

Um projeto que está sendo desenvolvido pela Nokia, em parceria com pesquisadores da Queen Mary University, de Londres, pode revolucionar a maneira como os celulares são recarregados. De acordo com a pesquisa, publicada pelo site austríaco Science Alert, a ideia é que as ondas sonoras do som ambiente possam ser capturadas e transformadas em energia.

Ainda segundo a publicação, o protótipo de smartphone, que está em desenvolvimento, conta com diversos nanogeradores redesenhados para reagir ao som e gerar eletricidade a partir disso. Caso o recurso funcione como esperado, o usuário poderia teoricamente recarregar o seu celular em qualquer ambiente com ruídos.

Outra boa notícia vinda desse estudo é que os pesquisadores conseguiram gerar cinco volts de eletricidade usando a voz humana, música e até mesmo o barulho do trânsito. Dependendo da corrente elétrica, esse valor seria suficiente para, em algumas horas, recarregar por completo um smartphone. O projeto está em fase inicial de pesquisas e não tem data para ser concluído.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.