Como seu celular pode salvar sua vida em situações de risco [ilustração]

3 min de leitura
Imagem de: Como seu celular pode salvar sua vida em situações de risco [ilustração]

Se você estiver perdido em uma ilha deserta ou sozinho no meio de uma floresta que parece muito distante de qualquer traço da civilização, existem algumas formas de sobreviver com a utilização do seu próprio celular. Você pode até ter pensado que isso significa pedir auxílio por mensagem ou ligações para pessoas conhecidas, mas na nossa situação hipotética você estaria sem sinal ou bateria.

“Mas, Tecmundo, se estou sem bateria e sem sinal, como posso utilizar meu celular para sobreviver?” A resposta é um pouco cruel, porque você vai precisar se desprender do afeto pelo aparelho para que possa quebrá-lo. Pois é! Nós precisamos utilizar as peças que estão dentro do celular para que todos os instrumentos sejam criados. Mas temos certeza que você prefere sobreviver a manter o smartphone intacto.

Como fazer fogo?

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Separe alguns materiais que possam entrar em chamas com facilidade, como folhas secas e gravetos secos. Próximo a eles, faça com que as pontas de um fio metálico do smartphone encostem no polo negativo e no polo positivo da bateria. Em instantes o cabo ficará completamente quente e entrará em chamas.

Nesse momento, encoste o cabo nos gravetos para iniciar a pequena fogueira. É importante lembrar que cada cabo pode ser usado apenas uma vez, já que eles são completamente desintegrados após o aquecimento. Também é importante tomar cuidado para não se queimar durante o processo.

Preciso de uma faca!

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Há dois modos de construir uma faca com as peças de seu smartphone. O primeiro deles envolve a utilização da placa de circuitos do aparelho e o segundo a carcaça metálica — mas ambos exigem a presença de uma pedra achatada. O processo que utiliza a placa de circuitos é simples: utilize a pedra para lixar a placa até torná-la mais afiada.

O segundo processo, que utiliza a carcaça metálica do celular, é um pouco mais complexo. Será preciso utilizar a pedra para “martelar” a estrutura por diversas vezes, dobrando uma das pontas da carcaça para frente e para trás repetidas vezes. Após algumas repetições, a estrutura será quebrada e você terá uma faca.

Sinalizando sua localização

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Viu algum avião ou navio que podem resgatar você, mas está longe demais para que eles possam vê-lo? Você pode usar sua tela de LCD para mostrar a todos onde está! Isso acontece porque ela possui diversos pequenos espelhos em algumas camadas. Basta fazer com que a luz do sol reflita nesses espelhos e vá em direção aos seus possíveis salvadores.

Para onde é o norte?

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Andar em círculos não é algo muito recomendado para quem está perdido em uma floresta. Por isso, é muito interessante ter uma bússola em mãos. Para fazer uma com peças de um smartphone, você precisará de um alto-falante e um cabo metálico. Todos esses itens serão somados a uma folha e uma poça-d’água.

Para isso, remova o ímã do alto-falante e estique o cabo metálico presente nele. Esfregue o cabo no ímã para magnetizá-lo e então coloque o cabo em uma folha, que deve estar na poça-d’água. Devido ao magnetismo, essa bússola vai apontar para o Norte.

Montando lanças

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Depois de criar as facas que ensinamos anteriormente, você pode utilizar as estruturas metálicas ou placas apontadas para fazer lanças. Para isso, basta utilizar algum fio ou cordão para amarrar a sua nova “ponta de lança” em algum galho ou graveto. Isso pode ajudar a coletar frutas de árvores altas com mais facilidade.

.....

Gostou de saber dessas dicas para garantir sua sobrevivência durante algumas situações de risco? É claro que nós esperamos que ninguém jamais precise utilizá-las, mas certamente é bom ter saídas emergenciais na cabeça. Você conhece alguma outra forma de usar os smartphones para fugir dos perigos?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.