Como reduzir o consumo de dados ao navegar na web com o smartphone

2 min de leitura
Imagem de: Como reduzir o consumo de dados ao navegar na web com o smartphone

Os smartphones são perfeitos para quem precisa ficar conectado o dia todo e não quer levar o notebook para todo lado. Acontece que, apesar de poder se beneficiar de muitas redes WiFi gratuitas, às vezes temos que usar a conexão móvel para navegar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema é que, em um país em que os planos são limitados, os dados se esgotam rapidamente com as páginas mais recentes que são recheadas de imagens. Às vezes, em uma ou duas semanas, o pacote de dados chega ao limite e a velocidade cai drasticamente.

Felizmente, há algumas formas de economizar os dados e fazer o pacote durar por mais tempo. Os aplicativos de conversação não consomem muitos dados, então o melhor jeito de regular o consumo é limitar a utilização de dados nos navegadores. Hoje, vamos ver como você pode configurar o Google Chrome e o Opera.

No Google Chrome

O navegador-padrão do Android já vem com uma ferramenta própria para garantir a economia de dados. Veja como você pode realizar a ativação deste recurso:

  1. Clique no ícone do menu (aquele com três quadrados empilhados) e acesse as “Configurações”;
  2. Abra a opção “Gerenciamento de largura de banda”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Acesse o item “Reduzir uso de dados”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. O navegador mostrará detalhes sobre o funcionamento deste recurso. Ative a função clicando em “LIG.” na parte superior da tela;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  5. Pronto. Agora, basta navegar e testar seu browser. A configuração deve garantir menor tempo de carregamento das páginas tanto no uso do 3G quanto com redes WiFi. Ao entrar nessa área de configuração novamente, você poderá conferir quantos dados foram economizados.

No Opera

A versão portátil do Opera sempre teve algumas configurações para gerenciamento de banda e redução do uso dos dados. A mais recente versão do browser vem com um modo chamado Off-Road, o qual é apresentado logo após a instalação do aplicativo. Veja como você pode ligar essa função:

  1. Abra o menu Opera (é o ícone-padrão posicionado no canto superior direito da tela);
  2. Clique em “ATIVO” na opção “Modo Off-Road”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Navegue à vontade. O Opera vai economizar os dados de forma inteligente e mostrar a porcentagem economizada no menu principal;
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. Caso você queira reduzir ainda mais o consumo do seu plano, acesse as “Configurações” e altere a qualidade das “Imagens Off-Road” para média ou baixa.

Qual navegador consome menos?

Em nossos testes, carregando três páginas com os mesmos conteúdos (imagens e textos), o Opera saiu na frente, conseguindo economizar mais de 80% no carregamento dos websites. O Google Chrome não faz feio, mas ele usa mais dados, sendo capaz de compactar menos informações e poupando somente 50% durante a exibição dos websites.

A versão atual do Firefox não possui uma ferramenta nativa para redução de consumo de dados. Caso você tenha dicas sobre outros navegadores mobile que venham com esse recurso, não deixe de compartilhar seu conhecimento nos comentários. Esperamos que essa dica seja útil. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.