Clientes da TIM podem acessar Facebook de graça em celulares sem 3G

1 min de leitura
Imagem de: Clientes da TIM podem acessar Facebook de graça em celulares sem 3G

Semana passada (18/05) a TIM, uma das maiores operadoras de celular no Brasil, lançou o serviço 0.Facebook. Com ele os clientes da operadora podem acessar suas contas na rede social através de qualquer celular com acesso à internet. Mesmo sem a tecnologia 3G e de graça.

O serviço funciona da seguinte forma: você acessa o endereço 0.facebook.com do navegador do celular e a página de login é aberta. Pelo serviço, que está disponível quase totalmente em português, é possível atualizar o status, mandar mensagem (privadas ou não) para outras pessoas, ficar de olho no status e nas atualizações dos outros.

Como era de se esperar, na versão Zero só são exibidos os textos. No lugar de arquivos como fotos, imagens e vídeos, aparecem links que podem ser acessados. Porém, nesses casos é cobrada a tarifa normal de transferência de dados da empresa. Caso o usuário tenha algum plano de pacote de dados, ele pode ser usado.

Logo do serviço Zero.

A primeira semana não saiu de graça

Celular.Os usuários que tentaram usar o serviço nos primeiros dias enfrentaram um sério problema: não saiu exatamente de graça. Vários deles perderam dinheiro em créditos, acreditando na operadora, que dizia que o Facebook Zero era gratuito para clientes pré e pós-pagos.

Muitas reclamações foram enviadas à operadora, que respondeu, em um breve comunicado, que “houve uma falha pontual com o serviço 0.Facebook.com entre os dias 18 e 20 de maio” e que agora está tudo bem. Segundo depoimentos de usuários o serviço parou, de fato, de ser cobrado.

Resumo da ópera

Hoje em dia a maioria das redes sociais já é feita pensando nos celulares, que representam uma fatia surpreendente dos acessos à internet. O serviço Facebook Zero, uma iniciativa do próprio Facebook.com, não inova pelo acesso à rede, mas sim por não cobrar nada.

A TIM foi a única operadora no Brasil a aceitar a parceria com o serviço. Fica aí a dica para as outras seguirem e popularizarem ainda mais este serviço em que todos só têm a ganhar.

Outro celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.