Governo confirma que tem acesso completo a ligações de celular nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Governo confirma que tem acesso completo a ligações de celular nos EUA

(Fonte da imagem: Divulgação/NSA)

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) está de olho nas chamadas telefônicas realizadas no país – e isso era segredo até esta quinta-feira (06). O jornal The Guardian obteve acesso a um documento que comprova uma ordem governamental que obriga a operadora Verizon a entregar cópias de dados completos sobre as ligações via celular entre os meses de abril a julho de 2013.

Tais informações englobam data, local e duração da chamada, além da identificação completa dos envolvidos – curiosamente, acesso ao conteúdo não consta no documento. A ordem vale para ligações nacionais ou internacionais, caso a ligação saia de um celular Verizon no país.

Outro fator a ser discutido é que o acesso requisitado pela agência não é restrito a um pequeno grupo de pessoas, como suspeitos de um ataque ou conspiração, por exemplo, mas de todos os cidadãos de um país.

A descoberta deve iniciar uma série de debates sobre privacidade, segurança de dados e interferência do governo sem consulta ou aviso prévio – em outras palavras, espionagem. Em anos anteriores, funcionários da NSA admitiram receber cópias com tais dados, mas esta é a primeira vez que provas concretas caem nas mãos da imprensa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.