Review: celular LG Music (GM210) edição especial Lady Gaga

8 min de leitura
Imagem de: Review: celular LG Music (GM210) edição especial Lady Gaga

A operadora Vivo, em parceria com a LG Eletronics e a Universal Music, lançou recentemente a edição especial “Lady Gaga” do celular GM210, LG Music. Como é um aparelho voltado para a execução de músicas, a escolhida não poderia ter sido outra artista. Ele vem com conteúdo exclusivo da cantora: três músicas - Just Dance (Remix), Love Games e Poker Face - e dois papéis de parede.

Como principais destaques o aparelho conta com um tocador de MP3 com tecnologia Dolby Mobile, rádio FM com gravador, câmera de 2 Mega Pixels capaz de tirar fotos e filmar utilizando efeitos especiais, suporte para cartão Micro SD, e ainda, Bluetooth estéreo.
Tirando da embalagem
Ao abrir a caixa do LG Music você vê o Manual do Usuário. Remova-o para perceber o restante do conteúdo: um celular LG Music (GM210), uma bateria, um carregador de viagem, um fone de ouvido, um cabo USB, um CD de instalação do LG PC Suite e um cartão de memória externo com adaptador para computador.

Quando pegamos o aparelho é possível notar o seu peso, o qual mesmo não sendo tão alto, ainda é maior do que outros modelos voltados para música. Contudo, o GM210 não é grande. De modo geral, o aparelho é confortável de segurar, porém apresenta teclas numéricas um pouco duras. Os cantos e os botões arredondados, juntamente com o seu design “Slider” e a mistura das cores preto e laranja, concedem-no um ar arrojado e moderno.

Acabamento lateralContudo, uma decepção: basta segurar o celular por alguns instantes para notar as famosas “marcas de dedo engordurado”. Ao deslizar o telefone para exibir o teclado percebe-se que pessoas com dedos muito grossos levam certa desvantagem ao digitar mensagens. Apesar disso, foi possível constatar que o GM210 possui certa resistência a quedas e riscos no visor.
Análise exterior
Existem vários botões no LG Music. Os numéricos ficam localizados na parte inferior do celular, sendo mostrados somente quando ele é aberto. Logo abaixo do visor existem: setas direcionais para navegar pelas opções, alterar o volume dentro do tocador de MP3 e mudar a faixa tocada; dois travessões responsáveis pela seleção de opções como “Cancelar” e “Menu”; o botão “C” para cancelar ações; os botões de atender e ignorar chamada e de ligar o celular; o botão central que confirma opções e serve para tocar e pausar músicas e; por fim, o botão “M” (logo do LG Music), capaz de abrir o tocador de MP3 ao ser pressionado.

Nas laterais do aparelho você nota a entrada para o carregador, a qual coincide com a entrada USB (o cabo não é padrão, é específico para aparelhos da LG). A entrada para o cartão de memória externa é de fácil acesso e para removê-lo basta pressioná-lo. Além das teclas controladoras de volume, existem outras duas na lateral: uma aciona a câmera e tira fotos, a outra bloqueia o celular. Por último, nota-se o orifício no qual se encaixa o fone de ouvido.

A tampa localizada atrás do aparelho pode ser facilmente removida, basta puxá-la para baixo. A bateria também é de fácil remoção, mas é necessária certa “técnica” (encaixar o dedo no buraco acima dela) para desencaixá-la suavemente. Falando ainda da parte de trás, nela (como de praxe) está localizada a única câmera do aparelho.

Ao analisar um pouco mais de perto o LG Music, notamos a existência de dois parafusos bastante delicados que servem para segurar a tela. Além disso, o laranja do seu acabamento é forte e vivo, o que dá um toque exótico ao aparelho, além de fazê-lo parecer com a imagem da Lady Gaga na caixa do aparelho.

Especificações

Hora de usá-lo
Quando ligado pela primeira vez, o LG Music pede para você escolher qual a língua usada por ele, definir a data e a hora e, opcionalmente, inserir uma conta de email para ser designada como padrão (vale também mencionar que não é possível avançar pelas opções sem abrir o aparelho ou apertar a tecla com desenho de cadeado).

Uma vez iniciado, você vê como as cores do celular são vivas e quão peculiares são os sons. Ao digitar números aleatórios você escuta sons que mais se assemelham aos de um xilofone, tornando possível a “composição” de músicas. Ao segurar a tecla “*”, o celular entra em modo silencioso; por sua vez, cada uma das setas direcionais abre uma opção diferente (as quais são configuráveis). Já para acessar o menu com as principais opções do aparelho, basta apertar o botão central.

Bastante comuns em muitos celulares, as principais opções são: Chamadas, Downloads, Vivo Chip, Play (acessa os arquivos do celular, como as fotos tiradas), Agenda, Mensagens, Entretenimento, Wap (acessa a internet), Multimídia (executa os aplicativos de mídia, como câmera e MP3), Caixa Postal, Ferramentas (alarme, calculadora, etc.) e Configurações. Fora as opções, ao abrir o menu principal, você repara no fundo preto com letras brancas do tema principal (outra opção de tema inverte as cores).
Os aplicativos
Não há dúvidas, este é um aparelho feito para tocar músicas. Apesar disso, o seu alto-falante não possui uma qualidade muito boa (diferente do fone de ouvido), pois distorce o som com facilidade quando o volume está acima de 25 (o máximo é 30). O fone de ouvido é uma peça essencial para quem escuta rádios: serve como antena para a captação das emissoras e sem ele não é possível escutá-las. Caso não queria ouvir via fone é possível usá-lo como antena e ativar o alto-falante.

De frenteO tocador de MP3 é facilmente acessado via o botão laranja esquerdo, nele é possível organizar as suas músicas de diversas maneiras, dar nota para elas, organizar a ordem de execução, e ainda, classificá-las de acordo com determinado gosto de chá através do “MusicTea”. Outra opção interessante é a “Music&Match”, na qual é possível organizar as músicas de acordo com “estados de espírito” e situações do cotidiano. Ao posicionar o cursor sobre uma música visualiza-se o seu autor e álbum de origem, ou então o seu andamento caso esteja sendo executada.

A rádio FM do GM210 toca músicas das rádios que consegue identificar, mas também pode gravar a programação delas com um simples pressionar de botão. Nela você também lista as suas estações preferidas, as quais podem ser localizadas automaticamente pelo telefone. O gravador de voz funciona de maneira semelhante ao gravador da rádio, com a diferença que grava aquilo captado pelo microfone do aparelho.

Com a câmera você pode tanto tirar fotos quanto gravar vídeos. Ao pressionar o botão lateral com desenho de câmera, ela é ativada. As opções apresentadas incluem: tirar foto, alterar brilho, aumentar o zoom e abrir o álbum de fotos. Também há a opção de iniciar a filmadora, a qual, por sua vez, ao invés de apresentar a opção de zoom, conta com os Efeitos de cor (Sépia, Preto e branco, Negativo e Azul). Contudo, não importa se você está no modo filmadora ou fotografia, basta apertar o botão com desenho de câmera para tirar uma foto ou começar (ou parar de) a filmar. Detalhe importante: você é obrigado a posicionar o celular na horizontal para visualizar corretamente a imagem.

As opções do menu Ferramentas funcionam de maneira excelente: o Calendário possibilita duas visualizações, inserção de eventos e definição de feriados, assim como uma prática pesquisa por data. No Alarme é possível definir uma música ou som para cada horário escolhido; Notas permite a adição de anotações, diferenciando-se de Notas Secretas pela não exigência de senha; em Tarefas você pode escrevê-las e associá-las com Notas e definir prioridades (Baixa, Média e Alta). Em Calculadora podem-se inserir parênteses em contas; o Conversor converte várias medidas; e Menu Rápido funciona como uma lista de favoritos, porém de opções do telefone.
Desempenho

Em tarefas simples do cotidiano, como tocar músicas e configurar alarmes, o GM210 funciona muito bem. Entretanto, a história muda totalmente de figura quando o assunto é a execução de jogos. Além disso, a qualidade das fotos e das filmagens também não é das melhores (haja vista a câmera de meros 2 Mega Pixels).Slider

Os jogos presentes no LG Music provavelmente variam de acordo com o aparelho, porém na versão analisada existiam: um jogo de Sudoku, um de minigames e a demo de um jogo corrida. Grosso modo, podemos dizer que, apesar da grande quantidade de cores do aparelho, a capacidade gráfica dele é baixa.

Com exceção do primeiro jogo (o qual não envolve ação e movimentos), os outros dois tiveram desempenhos horríveis. Nos minigames não era possível fazer um macaquinho pular de um galho para o outro porque o jogo travava em determinado momento, fazendo com que o símio caísse na água. Já o de corrida lembra jogos clássicos do Super Nintendo, tanto em relação aos gráficos, quanto em jogabilidade.

Por outro lado, a realização de chamadas é razoável: é possível entender perfeitamente o que a pessoa do outro lado da linha diz, porém a voz dela tende a ficar mais grave do que realmente é, o que dá a impressão de ouvir alguém com resfriado. Mas, tudo isso é devido à tecnologia que “realça” os graves para encorpar a música (encorpa proporcionalmente à distorção causada no som).

Fora isso, foi possível notar a ausência de uma opção “Viva-voz” durante as chamadas (algo muito estranho, pois este modelo possui um alto-falante potente). Falando em opções durante a realização de chamadas, as que mais chamaram a atenção foram: Adicionar nova chamada (conversa com mais de uma pessoa ao mesmo tempo), Modo de espera e Gravar. Por fim, vale mencionar que o fone presente na caixa do aparelho possui um botão para atender ligações.
Veredicto
O LG Music GM210 Lady Gaga não pode (e não deve) ser comparado a um smartphone. Ele é um aparelho com funções simples que é voltado para o uso cotidiano do público em geral, mas principalmente o jovem. Seu foco na execução de músicas faz dele um celular indicado para quem gosta de escutar músicas sem precisar usar fones de ouvido (apesar de a qualidade do som ser excelente ao usá-los), porém a intensidade do som não é capaz de abranger uma área muito grande sem distorcer a música.

Em resumo, se você não precisa de diversas funções e procura um aparelho simples, mas capaz de tocar músicas com qualidade, o LG Music Lady Gaga é uma boa opção.

Mas e você? Pretende comprar este aparelho e adquirir o conteúdo exclusivo da Lady Gaga? Comente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.