Análise: Nokia Lumia 710 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Análise: Nokia Lumia 710 [vídeo]

O Nokia Lumia 710 é o segundo modelo de telefones com Windows Phone lançados pela Nokia, chegando quase junto com o Lumia 800. Seu design um pouco mais simples possui algumas características específicas, como uma carcaça mais frágil e um aspecto mais tradicional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A ausência de botões capacitivos, menor capacidade de armazenamento e uma tela de LCD em vez de AMOLED demonstram que a Nokia pretende direcionar esse aparelho para o mercado de smartphones de baixo custo, mas sem sacrificar o desempenho, pois o hardware que ele carrega é potente.

Aprovado

Apesar de ter alguns itens a menos que o Lumia 800, o Lumia 710 traz o mesmo hardware debaixo do capô. Isso se deve ao fato da Microsoft exigir requisitos mínimos para o sistema, com o objetivo de garantir um desempenho adequado. Graças a isso, o aparelho se sai muito bem nos testes.

O telefone possui cantos arredondados, e a tampa da bateria é removível e toda construída em uma peça única de plástico que cobre toda a parte de trás. Essa tampa, inclusive, pode vir em várias cores diferentes.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O design do aparelho é elegante para um smartphone considerado entry level. A parte de cima traz uma conexão para cabo microUSB, um conector P2 para fones de ouvido e o botão para ligar/desligar ou travar a tela. Na lateral direita temos os botões de volume, e mais abaixo o disparador da câmera.

Especificações

  • Quad-band GSM/GPRS/EDGE
  • Quad-band 3G com 14.4 Mbps HSDPA and 5.7 Mbps HSUPA
  • Tela capacitiva com 3.7 polegadas em LCD
  • Tela resistente a riscos com tecnologia Gorilla glass
  • Câmera de 5 megapixels com autofoco e duplo LED flash, gravando vídeos em 720p
  • Sistema operacional Windows Phone 7.5 OS (Mango)
  • CPU 1.4 GHz Scorpion, GPU Adreno 205, chipset Qualcomm MSM8255 e 512MB RAM
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • GPS com tecnologia A-GPS
  • Bússola digital
  • 8 GB de armazenamento
  • Microfone dedicado, com cancelamento de ruído
  • Acelerômetro e sensor de proximidade
  • Radio FM embutido
  • Bluetooth v2.1 com A2DP e EDR
  • Dentro da embalagem, o aparelho acompanha os manuais, um cabo de força para carregar a bateria, um cabo microUSB e um par de fones de ouvido.

Muitos recursos para um modelo mais simples

A câmera possui 5 megapixels de resolução, o que não foge dos padrões dos modelos concorrentes. A qualidade das fotos é boa, principalmente em locais com boa iluminação. O aparelho também grava vídeos em HD, tendo resolução de 720p, com bastante qualidade.

O Nokia Lumia 710 possui uma tela de 480x800 pixels, o mesmo tamanho do seu irmão maior, o Lumia 800. A diferença é que a tela não é construída com a tecnologia AMOLED, mas sim a já mais antiga LCD.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Desempenho

O desempenho do Lumia 710 é quase o mesmo do Lumia 800. Comparando com outros modelos da mesma categoria — principalmente Android —, ele demonstra força e um desempenho superior nas atividades cotidianas. O processador de 1,4 GHz e os 512 MB de memória fazem com que o telefone demonstre bastante velocidade e fluência durante as transições de tela.

A Nokia promete uma duração de até 400 horas em modo de espera. Testamos o aparelho como normalmente utilizamos um celular no dia a dia por quase dois dias inteiros, incluindo navegação na internet com Wi-Fi, jogos e aplicativos diversos. No final, ele ainda tinha carga suficiente para rodar por mais algumas horas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Como o Lumia 710 possui um processador com apenas um núcleo, e o Windows Mobile 7.5 tem um eficiente sistema de gerenciamento de energia, a durabilidade da bateria do aparelho rendeu surpreendentemente bem em um mundo onde os smartphones precisam estar constantemente ligados na tomada.

A câmera possui um botão de disparo externo, na lateral direita. Isso garante maior precisão na hora de bater as fotos (principalmente de si mesmo). Os 5 megapixels da câmera são mais que suficientes para garantir uma ótima qualidade nas imagens. O software da câmera ainda oferece uma grande variedade de ferramentas e filtros, como correção de brilho, contraste e luz.

Windows Phone 7.5

A parceria da Nokia com a Microsoft rendeu um aparelho com um preço justo e um excelente desempenho. O novo Windows Phone 7.5 oferece rapidez e agilidade na realização das tarefas. O sistema não sofreu modificações na interface a pedido da Microsoft, que exigiu que as tiles permanecessem como padrão do Windows Phone. A tela inicial traz os ícones dinâmicos que são a característica principal do sistema.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A ideia do Windows Mobile é transformar o seu telefone em um hub social, unificando todos os serviços de maneira prática, sem que você perceba que está recebendo mensagens de lugares diferentes, tudo para agilizar a comunicação com as diversas redes sociais existentes.

O ícone “Eu” na tela inicial do sistema exibe tudo o que acontece com você em todos os serviços cadastrados. Facebook, Twitter, Windows Live, tudo agregado em uma única tela. A partir dali, é possível responder os seus contatos sem precisar acessar as redes separadamente. O bate-papo também é centralizado. Live Messenger, SMS e bate-papo do Facebook utilizam a mesma tela de conversa.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O aplicativo de email permite que várias contas sejam adicionadas de uma única vez. As conversas ficam agrupadas e oferecem uma estrutura de hierarquia para auxiliar na hora da comunicação. O sistema aceita diversos serviços, como Gmail, Yahoo! Mail e, é claro, Windows Live.

A Nokia não modificou nada na interface do Windows Phone, mas desenvolveu versões próprias dos seus principais programas: o Nokia Mapas — que exibe o mapa da cidade com direito a vista por satélite e ainda oferece uma busca por locais de interesse próximos —, o Nokia Musicas e o Nokia Dirigir, que é um sistema de navegação totalmente em português. Tudo isso incluído de fábrica no aparelho, pronto para usar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Suíte completa de aplicativos Office

Ainda para complementar o pacote de aplicativos incluídos, você tem acesso aos programas Excel, Word, Power Point e OneNote dentro da nova versão do Office Móvel. Eles possuem uma série de modelos pré-definidos, como relatório de despesas, quilometragem, agenda, planilha de horas, dentre outros.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Esses templates foram pensados para quem utiliza um aparelho móvel realmente; não são como uma versão capada da suíte de aplicativos para desktop. Além disso, o programa oferece integração completa com o SkyDrive e com o Office365.

Reprovado

A construção do aparelho tem um aspecto frágil. O design é bonito, e o telefone não é pesado, entretanto, a tampa removível traseira e o acabamento em geral demonstram uma qualidade muito inferior à do seu irmão maior, o Lumia 800.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A capacidade de armazenamento do telefone é muito pequena para os padrões atuais. Com apenas 8 GB e nenhum suporte a cartões de memória, esse é um dos pontos mais negativos do Lumia 710, que oferece um excelente performance, mas pouco espaço de armazenamento para você alocar seus jogos, vídeos e músicas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O sistema não tem reconhecimento de voz em português. O iPhone 3GS carrega essa função desde o seu lançamento, em 2009. Além disso, o Marketplace brasileiro ainda é um pouco pobre em quantidade de jogos. Quanto ao visor, a tela em LCD não é ruim, mas perde muito em qualidade se comparada com modelos que utilizam o AMOLED.

Vale a pena?

O Lumia 710 oferece um desempenho superior ao de outros aparelhos da mesma categoria, graças às exigências da Microsoft em nivelar o hardware por cima.

A mudança do Symbian para Windows Phone reúne um fabricante de celulares tradicionalmente competente com um software novo e muito capaz. O Windows Phone 7.5 é um sistema operacional robusto e já maduro o suficiente para enfrentar os gigantes iOS e Android de frente.

Apesar de não oferecer a mesma quantidade de aplicativos que os concorrentes, a quantidade disponível no Marketplace aumenta a cada dia. A Microsoft vem investindo pesado no incentivo aos desenvolvedores, e promete que até o lançamento do Windows 8 a loja online terá mais de 100 mil aplicativos disponíveis.

O Nokia Lumia 710 oferece um ótimo custo-benefício, principalmente se você levar em conta que o aparelho já vem de fábrica com um suíte completa de aplicativos, o que inclui Office, Nokia Drive e todos os recursos nativos do sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.