Dicas para iPhones

6 min de leitura
Imagem de: Dicas para iPhones

Estes brilhantes aparelhos da Apple são prezados pela enorme capacidade que têm e, agora com o lançamento dos games e aplicativos bem pesados, pelo poder de processamento. Toda a interface também é projetada para o máximo de simplicidade operacional.

Mesmo assim, é muito difícil de dominar todos os recursos e atalhos que ele oferece. Para auxiliá-lo a obter o máximo aproveitamento do seu querido e idolatrado aparelho, aqui vão algumas dicas para a navegação por internet, gerenciamento de arquivos, visualização de documentos e muitos outros truques, confira!

Toque as áreas indicadas para navegarVoando pelo menu principal

Um dos problemas para quem tem muitos ícones e programas é ter que passar de tela em tela para acessá-los. O movimento de deslizar é legal no começo, mas logo enjoa! Se estiver nas últimas páginas, querendo retornar rapidamente para a primeira, apenas pressione o botão Home.

Outra forma de mudar de página e que não requer tanto esforço é tocar rapidamente a tela em uma das laterais inferiores, no espaço que fica entre o Dock (parte com os ícones inferiores fixos) e a primeira linha móvel.

Pendrive tamanho família

Está louco para levar um game para a casa dos amigos, mas não tem um pendrive capaz de aguentar com o tamanho do executável? Então improvise com o iPhone! Utilizando o DiskAid é possível copiar quaisquer arquivos para dentro do telefone e sem a necessidade de sincronização, ainda por cima.

A grande desvantagem deste método é que sempre será necessário carregar separadamente o programa (tente transformá-lo em portátil, para abrir direto do dispositivo USB, eliminando a necessidade de instalação). Mas, para arquivos gigantescos, o iPhone é uma ótima opção.

Aqueles que quiserem ir um passo além, podem transformar iPhones em pendrives acessados apenas por Wi-Fi utilizando o DataCase, um programa que custa quase sete dólares na App Store. O problema é que você não tem liberdade total (apenas alguns tipos de arquivo são compatíveis).

Captura em segundos

Quantas vezes não nos deparamos com situações que queremos exatamente o que está na tela? Quando isso voltar a acontecer com você, simplesmente aperte os dois botões do aparelho juntos (o Home, frontal, e o Sleep, que fica na parte de cima). Assim que isso for feito, a tela piscará em branco e a imagem do que quer que estivesse na tela aparecerá na sua galeria de imagens e fotografias.

Podem ser capturadas até imagens de jogos

Essa é uma ótima maneira de guardar conversas, links, fatos importantes ou até mesmo de conseguir papéis de parede a partir de jogos ou vídeos. Com o cabo plugado no computador, basta arrastar a imagem para qualquer pasta, sem a necessidade de sincronizar com o iTunes.

Desinstalando e remanejando

Não fique desesperado ao ver seus ícones tremendo e pulando pela tela! Quando eles estão assim, podem ser reordenados na área de trabalho (basta tocar e arrastar) ou ainda desinstalados diretamente no aparelho, sem a necessidade de remoção via sincronização pelo iTunes.

Todos tortos e balançando

Para ativar este modo, basta tocar um dos ícones da tela e segurar o dedo sobre ele por cerca de dois segundos. Depois que terminar a faxina, pressione o botão Home para retornar tudo à normalidade.

Proteja suas informações!

Medo que alguém, algum dia, possa pegar seu telefone e ler todas aquelas evidências, fotos e mensagens? Calma, até pode ser que não seja para tanto, mas se você aprecia uma boa parcela de privacidade, nunca é uma má idéia adicionar proteção por senha para o seu aparelho.

Não é preciso baixar nada, apenas configurar um código de quatro dígitos pelo menu de Ajustes > Geral > Bloqueio por Código. Com ele definido, a cada vez que a tela for desligada e reativada será pedido o código.

Mas o mais legal é que você ajusta o quão bloqueadas ficam as informações. É possível mostrar ou ocultar prévias de mensagens, chamar o teclado numérico para ligações de emergência e, por fim, ativar a destruição de todos os seus dados e arquivos após dez tentativas sem sucesso. Cuidado com as crianças, elas podem ser perigosas se combinadas com esta função!

Navegar é preciso

Ao abrir o Safari, não se preocupe em apagar o endereço que já está na barra para inserir o novo. Assim que você pressionar uma letra no teclado virtual, o endereço será automaticamente substituído. Outra dica para a digitação de endereços: se for entrar em um site com prefixo “www” e sufixo “.com”, não é preciso digitá-los.

Agora que você já está na página de sua escolha, depois de ler toneladas de texto e estar no fundo de um site quase infinito (em altura), não se preocupe em rolar toda a página de volta até o topo. Simplesmente dê um duplo toque na barra superior para retornar automaticamente.

Localizou uma imagem bonita o suficiente para ser integrada à sua galeria de imagens ou para ser usada como papel de parede? Então toque-a e mantenha seu dedo na tela até que a opão para salvar apareça.

Por fim, para fechar esta parte de navegação, experimente virar seu aparelho de lado enquanto estiver com o Safari aberto. Seu aparelho mudará toda a tela para a orientação que está de acordo com a nova posição adotada. Perfeito para ver imagens largas e sites programados para janelas do PC.

Navegação horizontal

Cola para o discurso

Não teve tempo de estudar sua fala antes de sair de casa? Sem problemas, apenas envie uma cópia do documento para um endereço de e-mail seu que esteja cadastrado no iPhone. Assim você pode visualizá-lo sem a necessidade de instalar programas adicionais da App Store.Para ajustar o zoom ou maximizar o conteúdo na tela, simplesmente recorra aos comandos tradicionais (em pinça com o dedo ou o duplo toque).

Improvisado e manual, mas muito bom na emergênciaLembramos que a dica da navegação na horizontal também vale aqui, portanto aproveite-a para obter o máximo de ajuste e clareza na tela (Ah se a Apple implementasse essa função no envio de mensagens de texto!).

Improvisando na localização

O programa de mapas pode até não falar a rota passo a passo de acordo com o seu deslocamento como um GPS de verdade, mas ele é capaz de revelar a cidade inteira, inclusive com a rota que você deseja, desde que você tenha um plano 3G ou um ponto de acesso para baixar as informações primeiro.

Depois de inseridos os dois endereços e de marcada a trajetória, basta você avançar manualmente pelas instruções e ficar de olho na estrada. Não é tão difícil, e ainda quebra um "galhão"! A boa notícia é que aparelhos antigos também podem definir endereços e carregar os mapas e instruções normalmente.

Xi! Será que eu já tenho?

Com tanto programa na App Store (e suas devidas versões gratuitas) e com muitas sincronizações pode ser que fique difícil de identificar se um programa já foi comprado por você ou não. Para sanar sua dúvida, siga até o iTunes, selecione o menu “Loja” e clique na opção “Exibir Minha Conta”. Agora insira seus dados (login e senha) e clique sobre o botão “Exibir Conta”.

Poucos cliques revelam suas compras

Pronto, agora você terá todos os seus dados na tela, com cartões de crédito autorizados, endereço e computadores autorizados. Para visualizar o histórico de compras, apenas escolha “Purchase History”. Fácil não?

Mas e por que saber que programa eu já comprei? Simples, se você já pagou por ele, poderá baixá-lo (com suas atualizações, que muitas vezes acabam se tornando verdadeiras expansões) novamente sem qualquer custo. Viu só?

Converter, para quê?

Muitos de vocês já devem ter se deparado com aplicativos que convertem vídeo para o formato do iPhone. O objetivo deles na verdade é tornar o tamanho igual ao da tela do aparelho, de modo a economizar espaço (não há porque ter 800x500 pixels quando seu aparelho suporta uma quantia menor) ou adaptar certos codecs não compatíveis.

Entretanto, a maioria dos vídeos de web são compatíveis com o iTunes e com o iPhone, a exemplo dos baixados pelo Youtube. Basta jogar o arquivo direto para a interface do programa e sincronizar, que ele será automaticamente ajustado e poderá ser tocado no seu celular sem problemas .

As dicas, por enquanto, acabam aqui, mas ficaremos de olho para qualquer novidade “quase secreta” que apareça, principalmente com o lançamento da versão 3.0 de sistema operacional, que deve trazer muitas novidades para todos, incluindo digitação de mensagens na horizontal e buscas dinâmicas dentro do próprio aparelho.

Fiquem ligados, até lá!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.